Início » Todos os posts » Segurança » Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado em 20 de novembro

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado em 20 de novembro

transito
Foto: Reprodução RPC TV

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é uma ação de nível global, estabelecida através da mobilização conjunta entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e os governos dos países.

A iniciativa foi elaborada em 2005 e marcou uma série de eventos que culminaram com a adoção do período entre 2011 e 2020 como a década mundial de ações para a segurança no trânsito, durante a qual os Estados comprometeram-se a desenvolver medidas que reduzem os acidentes fatais no trânsito em até 50%.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é celebrado no Brasil desde 2007 e as celebrações e atividades de conscientização aumentam a cada ano, quando mais municípios adotam a agenda de eventos.

Sua cidade já celebra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito? Descubra em sua prefeitura e sugira uma ação: seu esforço por conscientizar pode salvar vidas.

Quando é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito?

A data foi criada em 1993 por vítimas do trânsito e familiares de vítimas no Reino Unido, com a intenção de confortar, unir forças para a superação e conscientizar as outras pessoas sobre os riscos e cuidados necessários no trânsito.

Ficou estabelecido, na criação deste momento, que seria melhor convencionar uma data de maior usabilidade do que uma data fixa, decidindo-se que a celebração ocorreria em todo terceiro domingo do mês de novembro. No ano de 2016, por exemplo, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será organizado no dia 20 de novembro.

O movimento ganhou força significativa quando a ONU adotou a mesma data e o mesmo propósito como um evento oficial de seu calendário, como forma de dar atenção e exigir ações a respeito da segurança das pessoas no trânsito.

Como ocorrem as celebrações?

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é uma oportunidade para dedicar tempo à memória ao vários milhões de indivíduos que foram mortos ou machucados em acidentes pelas estradas de todo o mundo, junto às suas famílias e amigos.

É um dia para agradecer pelos que sobreviveram e deixar claro, de forma massiva, que o acidente de trânsito não é algo que simplesmente acontece: gera dor, sofrimento e reflete em toda uma geração de pessoas que perderam familiares ou amigos e passam cada dia com a dor desta perda.

A reunião de toda esta dor serve para demonstrar publicamente que algo deve ser feito a respeito disso e abre um canal de comunicação entre um movimento popular e organizado para demandar melhorias para os responsáveis pelas leis, estradas, fiscalização e segurança.

Cada núcleo ao redor do mundo tem autonomia para realizar suas próprias atividades e demandas, desde que siga as diretrizes da organização da meneira adequada.

Principais causas de fatalidades

O site oficial da organização faz questão de indicar quais são as principais causas de acidentes de trânsito no mundo, para deixar claro que há muito o que pode ser feito. Os seis motivos que mais matam pessoas no trânsito estão relacionados à ação incorreta dos condutores e que poderiam ser evitados.

São atos como dirigir em alta velocidade, utilizando o telefone celular, ou alcoolizado, assim como questões relacionadas à falta de segurança, como não utilizar o cinto de segurança, o capacete (para os motociclistas), e a falta da cadeirinha e equipamentos especiais para crianças muito pequenas.

Entre outras ações, é isto que a organização busca esclarecer a todos com um movimento global de discussão sobre o assunto: as fatalidades podem e devem ser evitadas e o primeiro passo é agir com prudência.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos