Início » Todos os posts » Dicas » Detalhamento automotivo deixa seu carro impecável: veja como funciona

Detalhamento automotivo deixa seu carro impecável: veja como funciona

Muitas pessoas pensam que detalhamento automotivo e a lavagem de carros são a mesma coisa. Sem dúvidas, essa é uma concepção equivocada. O detalhamento automotivo do carro vai além da lavagem comum. Seu propósito é fazer com que o veículo pareça novo e impecavelmente limpo, tanto por dentro quanto por fora.

Ao contrário da lavagem de carros, o detalhamento não envolve o uso de um sistema automatizado para fazer a limpeza. Em vez disso, lavadores profissionais e experientes colocam a mão na massa.

Em suma, o detalhamento automotivo é dividido em dois componentes: detalhamento interior e detalhamento exterior.

Detalhamento exterior

  • O detalhamento exterior envolve a aspiração e restauração da condição original dos equipamentos exteriores do veículo. Isto é, rodas, janelas, pneus, dentre outros. Os produtos incluem, mas não estão limitados a: polidor/lustrador, ceras, detergentes e desengordurantes.

Detalhamento interior

  • O detalhamento interior envolve a limpeza completa das partes internas de um carro. Alguns dos componentes contemplados pela limpeza incluem fibras naturais, plásticos, vinil e couro. Para limpar a parte interna, são utilizadas diferentes técnicas, como limpeza a vapor e aspiração.
Detalhamento automotivo

Detalhamento automotivo de interior

A beleza exterior não é nada comparada à beleza interior. Portanto, não é surpresa que  o detalhamento automotivo interior exija mais esforço e tempo do que o detalhamento exterior. Uma cabine interna suja não só tem um mau cheiro, mas também aumenta as complicações operacionais.

Por exemplo, o escapamento de ar sujo espalha alérgenos sobre a cabine. Além disso, manchas e partículas causam falhas em alguns compartimentos. Do mesmo modo, janelas manchadas de sujeira tendem a dificultar a visão do motorista.

Nesse caso, limpar o interior de um carro é mais do que apenas lavar com água e sabão.

Processos padrões do detalhamento interior

Aspiração

O primeiro passo para a limpeza do interior de um automóvel inclui aspirar bancos, encostos, porta-malas, prateleiras, tapetes, etc.

Escovação e limpeza a vapor

Isto é usado para reforçar a limpeza de carpetes e tapetes. A higienização pesada é feita a fim de remover quaisquer manchas que possam ter acumulado ao longo dos últimos anos. Para ser mais eficaz, um limpador a vapor deve ser utilizado. Além disso, para evitar o mofo, os tapetes devem ser deixados para secar completamente.

Higienização de vidros

Um limpador de vidro é usado para limpar o vidro. Ele garante que o vidro permaneça impecável e garante que a visão do motorista não seja obstruída.

Hidratação de couro

Produtos específicos para limpeza e hidratação são usados ​​para limpar todas as partes de couro. Se o couro estiver ressecado, um condicionador para couro pode ser usado para tornar a limpeza mais eficiente.

Limpeza de janelas e painéis

Os painéis e janelas devem ser higienizados com um pano limpo, usando detergente de limpeza. Depois de tudo isso, o brilho original de um carro é restaurado.

Re-aspiração

Após estes processos, uma re-aspiração deve ser feita para que nenhuma sujeira fique para trás.

Perfumar o veículo

Finalmente, para coroar, o veículo é perfumado.

Detalhamento automotivo de exterior

Detalhamento exterior não é apenas uma lavagem rápida dos componentes exteriores do carro. Um bom profissional minimizará os arranhões superficiais e sempre irá aplicar um selador de pintura para proteção.

Detalhamento automotivo

Processo externo de limpeza

Lavagem e secagem

Ao contrário de uma lavagem de carros, o detalhamento é feito à mão. O primeiro passo envolve pulverizar o carro com um spray especializado e de alta potência. Em seguida, é feita uma lavagem completa nas bordas do carro, batentes das portas, vidros e todas as partes externas que precisam de limpeza.

Barra de argila

Uma barra de argila é usada para remover quaisquer impurezas, vestígios de excesso de spray e outros resíduos que não podem ser removidos com detergentes normais.

Polimento

Depois do automóvel ter sido usado por um tempo, é normal que ele perca seu polimento e brilho. Portanto, nesse processo, o polimento original é restaurado.

Selante

Para dar brilho ao carro, aplica-se um selante e, em alguns casos, pode-se usar cera.

Outros serviços externos que podem ser feitos incluem:

  • Repintura de acabamento;
  • Detalhamento do motor;
  • Polimento do farol;
  • Reparo do pára-choques;
  • Reparo de vidros;
  • Retoque da pintura.

Finalmente, o detalhamento automotivo deve contemplar a análise de tinta. Isto é, danos anteriores e atuais, como descamação, rachaduras e repintura. Além disso, deve ser realizada uma análise de ferrugem e outros efeitos da oxidação.

Por que o detalhamento automotivo é importante?

Levar seu carro para uma lavagem de automóveis é importante. No entanto, mais importante ainda é que você visite um serviço de detalhamento automotivo sempre que possível. Um carro novo sempre tem uma camada transparente em cima da tinta. Com o tempo, esse revestimento desaparece devido à exposição à luz solar. Sem a camada, o carro tende a parecer muito velho e acabado.

Assim sendo, o detalhamento tem seus benefícios tanto para o veículo quanto para o dono.

Benefícios do detalhamento automotivo

Estende a vida útil do seu veículo

O detalhamento remove as impurezas que podem ter danificado o couro, o vinil, o cromo e a pintura do carro. Nesse caso, o detalhamento ajuda o carro a estender sua vida útil.

Melhora a aparência física do carro

Depois de comprar um carro novo, o brilho permanece apenas por um tempo. Apesar de levar regularmente seu carro para a lavagem, com o tempo o veículo inevitavelmente perderá o apelo externo. Com o detalhamento do carro, a aparência original poderá ser restaurada. Afinal, um especialista ou técnico irá se certificar de verificar se há poeira, sujeira, arranhões, odores, etc, em todas as áreas.

Mantêm a condição da tinta

A tinta do seu veículo pode ser afetada por detritos, poeira, sujeira, etc. O detalhamento regular garante que uma camada de cera seja aplicada sobre a tinta para reduzir os arranhões. A cera restaura o brilho original do carro e, ao mesmo tempo, fornece uma barreira protetora.

Permite que seu motor funcione mais frio

Com o detalhamento automotivo regular, seu motor fica limpo de poeira, vazamentos e sujeira. Este cuidado garante que o motor funcione de forma mais suave.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas