Início » Todos os posts » Direção » Curso MOPP: o que é, como fazer e quais as vantagens?

Curso MOPP: o que é, como fazer e quais as vantagens?

Lembra ou já ouviu falar do terrível acidente que ocorreu anos atrás no Brasil envolvendo uma substância radioativa chamada césio-137? Dois jovens catadores de papel encontraram um aparelho que continha esse elemento altamente radioativo em um prédio abandonado. Logo centenas de pessoas foram contaminadas e vieram a óbito confirmando o que seria um dos maiores acidentes radioativos do país. O episódio que está interligado com o assunto central deste post, o curso MOPP, trouxe o seguinte aprendizado:

O país tinha uma legislação muito primitiva quanto ao manuseio, transporte e fiscalização de materiais radioativos, o que permitia ocorrências terríveis como aquela. Tal situação precisaria ser mudada o quanto antes para que novos casos não ocorressem.

Veja também – EAR: Exerce Atividade Remunerada: O que é? Como inserir na CNH?

Pois bem, a legislação passou a ser mais rigorosa, ou passou a dar a devida atenção que o assunto merece, exigindo o cumprimento de normas quanto a armazenagem desses tipos de materiais e capacitação dos profissionais que manipulariam os artigos, não importando para qual fim. Isso envolveu os condutores, os motoristas de cargas que, para se habilitarem a transportar material dessa natureza, necessitam fazer o curso MOPP.

Mas o que é o curso MOPP?

O curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) trata-se de uma especialização para quem exerce o oficio de motorista de carga para se habilitar ao transporte de substâncias de alta periculosidade.

No curso, o condutor terá aulas de direção defensiva, instruções básicas sobre o que é  permitido ou não fazer com o material transportado, os cuidados a serem levados em conta ao conduzir tal espécie de carga, aulas de primeiros socorros no caso de acidentes, para quem deve se dirigir se houver ocorrências graves, as instruções a fornecer a polícia e bombeiros, aulas sobre ambiente, cidadania entre outras que poderão ser de utilidade se precisar lidar com diversos tipos de situações envolvendo esse trabalho de condução considerado o mais perigoso da categoria.

A duração do curso MOPP varia entre 40 e 60 horas, carga horária que é considerada de curta duração. É preciso fazer o curso MOPP de renovação a cada cinco anos, mas, nessa caso, a duração do curso é reduzida para 16 horas.

É importante ter em mente que não é qualquer instituição que está apta a ministrar o curso MOPP, somente as que foram aprovadas pelo Departamento de Trânsito (DETRAN) estadual.

Quais são os requisitos para fazer o curso MOPP?

Assim como tudo curso de especialização é preciso atender alguns requisitos para poder realizar o curso MOPP. Ao contrário do que se pensa não é necessário que o interessado tenha vasta experiência no ramo de condução de carga, mas sem dúvida é recomendável que já exerça o ofício por algum tempo.

Os principais requisitos para fazer o curso MOPP:

  • Ter mais de 21 anos completos (idade);
  • Ser habilitado em uma das seguintes categorias: B*, C ou E;
  • Não estar cumprindo pena de cassação ou suspensão da prática de condução de veículos;
  • Nos últimos 12 meses, não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima.

*Para os motoristas habilitados na categoria B é exigido que a habilitação tenha mais de um ano.

As vantagens do curso MOPP

As vantagens para a categoria de motorista de ser habilitado no curso MOPP, de ter os conhecimentos e a prática necessária para conduzir cargas consideradas perigosas e que necessitam atender uma série de demandas para serem armazenadas e transportadas, são a valorização do salário (estima-se que um condutor que tenha se especializado no curso MOPP e passado a transportar tal tipo de carga ganhe em torno de R$ 1.800 a R$ 2.200), a rápida colocação no mercado de trabalho, já que a demanda por esse tipo de profissional é muita enquanto a oferta dos mesmos é pouca, e a possibilidade de trocar de emprego sem muitas dificuldades, ideal para quem procura um trabalho que melhore os seus ganhos.

Que tipos de materiais são considerados perigosos?

Segundo o Departamento de Trânsito, os materiais que são considerados de alto risco são:

  • Produtos de altas temperaturas;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Gases;
  • Explosivos;
  • Substâncias corrosivas;
  • Substâncias tóxicas;
  • Substâncias radioativas;
  • Substâncias oxidantes;
  • Substâncias sólidas e inflamáveis;
  • Peróxidos orgânicos.

Destinação final de cargas perigosas

Existem lugares específicos para se depositar cargas de manuseio e condução perigosas e formas específicas de tratamento. Tais informações são transmitidas para todos que realizam o curso MOPP. Passamos aqui os principais lugares e tratamentos:

  • Aterro industrial;
  • Aterro sanitário;
  • Co-processamento;
  • Compostagem;
  • Reciclagem;
  • Incineração;
  • Tratamento biológico;
  • Tratamento físico-químico.

Considerações finais

O curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, curso MOPP, é uma especialização necessária para os motoristas de carga que queiram se habilitar no transporte de materiais considerados de alta periculosidade, como produtos radioativos, tóxicos, oxidantes, corrosivos, inflamáveis; explosivos, entre outros, uma exigência dos órgãos fiscalizadores para que tais produtos sejam transportados, manuseados e descartados atendendo os requisitos para não pôr em risco tanto a população como o ambiente.

No curso MOPP o motorista irá aprender técnicas de direção defensiva, orientações sobre o que pode ou não fazer com a carga transportada, aulas de primeiros socorros em caso de acidentes, para quem deve se dirigir se houver ocorrências graves, as instruções a fornecer a polícia e bombeiros, aulas sobre ambiente, cidadania entre outras que poderão ser de utilidade se precisar lidar com diversos tipos de situações envolvendo esse trabalho de condução considerado o mais perigoso da categoria.

As vantagens de se fazer o curso MOPP são a alta demanda por profissionais capacitados para conduzir materiais considerados muito perigosos e o baixo número de profissionais do setor que se especializam ou se interessam por esse tipo de atividade, provavelmente pelos riscos de tal função e desinformação, o que significa que o índice de emprego para os que se especializam é alto e os salários são mais elevados devido a oferta baixa. Outra vantagem é a facilidade de consegui mudar de emprego.

A condições para se fazer o curso MOPP são as seguintes:

  • Ser maior de 21 anos;
  • Ser habilitado em carteira B, C, D ou E;
  • Não estar cumprindo pena de cassação ou suspensão do direito de dirigir;
  • Não ter cometido falta grave ou muita grave nos últimos 12 meses.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Leia mais de nossa sessão de leis de trânsito.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas