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Cuidados com o carro no frio

O clima brasileiro permite que nossos cuidados com o carro no frio sejam mais brandos. Nem todas as regiões atingem temperaturas realmente frias. As que atingem, não sofrem de problemas tão graves quantos países ao norte, que contam as temperaturas negativas a partir de uma dezena de graus abaixo do zero.

Isso não quer dizer, no entanto, que não devam ser tomados cuidados com o carro no frio. Uma série de cuidados mecânicos, manutenção de pneus e de diversos outros dispositivos são essenciais.

Confira as principais dicas para garantir que o inverno não prejudique seu veículo:

Cheque a pressão dos pneus

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Se você prestava atenção nas aulas de física na escola, esta dica pode parecer óbvia. A maioria dos motoristas, no entanto, a ignoram completamente. À medida que a temperatura diminui, a pressão dos pneus também cai. Por isso, é necessário que você calibre os pneus regularmente, para evitar dores de cabeça.

A melhor prática é calibrar cada vez que você for abastecer o carro. Caso a temperatura modifique-se de forma repentina, ou você viaje para um local com temperatura diferente, faça a calibragem o quanto antes. Isso garante aderência adequada e menos desgaste do material.

Mantenha o tanque cheio

Há dois motivos para nunca deixar o tanque com baixo nível de combustível quando você está com um carro no frio. O primeiro, é claro, é que ficar sem gasolina no frio é muito mais desagradável do que fazer isso em temperatura agradável.

O segundo problema, mais grave, é que o frio pode congelar as gotas condensadas no tanque de gasolina, prejudicando o funcionamento do veículo. Por isso, a melhor ideia é garantir que o tanque esteja cheio ao menos pela metade, evitando o congelamento.

Cuide bem da bateria

Embora nem todos saibam disso, a temperatura externa afeta diretamente a capacidade da bateria de acionar o arranque. Em temperaturas muito baixas, a capacidade poder chegar até mesmo à metade.

Por isso, manter o dispositivo em bom estado de conservação garante que você não esteja contando com uma bateria ainda menos eficiente, no frio. Antes de expor o carro no frio, confira os níveis de fluido da bateria. Evite manter a mesma bateria em um veículo por mais de cinco anos seguidos e, sempre que puder, invista em um modelo de qualidade.

Substitua o limpador do para-brisa

limpador de parabrisa

Substituir a lâmina do limpador do para-brisa é mais necessário do que pensamos. Isso é ainda mais verdadeiro quando você está com o carro no frio. A eficiência de um limpador começa a diminuir entre seis meses e um ano de uso – e ainda menos no frio, quando o material resseca.

A troca é simples e razoavelmente barata, e isso garante que você tenha uma boa visão enquanto dirige. Isso é essencial, especialmente no inverno, quando o clima tende a ser mais instável.

Atenção redobrada para o óleo

O frio pode ser prejudicial de forma mais direta para o motor. Em baixas temperaturas, o óleo tende a ficar menos fluido. Isso faz com que o motor sofra mais para funcionar adequadamente. Por isso, os manuais de instruções possuem indicações a respeito dos tipos de óleo que você deve suar em cada temperatura.

Em locais menos extremos, o óleo multiviscosidade padrão é suficiente para atender a todas as temperaturas. No entanto, dependendo de qual óleo você utiliza, temperaturas baixas podem ser um grande problema. Por isso, leia com atenção o manual a respeito da viscosidade do óleo e siga-o.

A desatenção neste quesito pode custar muito mais do que uma simples troca de óleo, prejudicando diretamente a durabilidade e funcionamento do motor. Também é importante dar atenção ao filtro de óleo, para garantir que o fluxo do fluido esteja o mais alto possível.

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