Início » Carros » Controle de estabilidade: Como funciona a tecnologia?

Controle de estabilidade: Como funciona a tecnologia?

Cada vez mais presente em veículos, o controle de estabilidade é um importante instrumento de segurança. Ele garante que as falhas que inevitavelmente ocorrem em função de nossa condução, ou por fatores externos não representem um risco para a segurança.

Em alguns países, o controle de estabilidade já é obrigatório nos veículos – assim como o processo pelo qual o ABS passou no Brasil. A tendência é que o procedimento confirme-se ao redor de quase todos os países, em função de sua importância.

Mas, afinal, o que é o tão comentado controle de estabilidade? Entenda seu funcionamento e importância para a segurança:

O que é o controle de estabilidade?

Quando fala-se sobre o controle de estabilidade, fala-se, na verdade, sobre uma série de dispositivos e tecnologias conjuntos. Isso inclui softwares, controle de tração, e até mesmo o sistema de freios. Este conjunto de equipamentos é desenvolvimento para manter o carro estável e sob controle.

O sistema opera com a ideia de que ter tração é essencial, e que o condutor quer ir para onde indica, de acordo com os movimentos do volantes. São parâmetros que parecem simples, mas envolvem uma série de desafio tecnológicos.

Uma série de sensores acoplados ao carro determinam quão rapidamente as rodas estão girando, quão rápido está o carro e várias outras medidas relacionadas a variáveis de seu funcionamento. Todos estes dados são recolhidos e enviados para a Unidade de Controle Eletrônico (ECU).

Sem que há algum comportamento suspeito, seja em relação à tração com à estrada, ou a técnicas inadequadas de condução, a ECU interpreta a situação e garante que o carro mantenha-se estável. Isso evita acidentes e desvios desnecessários.

A vantagem é que um computador consegue perceber e reagir muito mais rapidamente do que um ser humano. Além disso, sua resposta é sempre otimizada – diferente de humanos que, em situações de susto, podem cometer os erros mais bobos.

Como funciona o controle de estabilidade?

Com a utilização de todos os sensores mencionados anteriormente e a capacidade de interpretar a perda de controle ou tração, é o momento do controle de estabilidade atuar de forma ativa sobre o veículo. Basicamente, sua função é aplicar frenagem individualmente sobre as rodas necessárias. Isso faz com que o carro seja colocado de volta ao caminho desejado.

Isso o torna essencial em diversas circunstâncias. É o caso, por exemplo, de rodas que trancam por fatores externos, ou cujos freios apresentam diferença  no nível de tração. Ao realizar manobras repentinas, o controle de estabilidade também pode garantir que você não perca o controle do veículo, nem perca a tração, caso saia da pista para o acostamento.

Em seu funcionamento, cada sistema de controle de estabilidade é diferente. Embora os equipamentos físicos sejam semelhantes, há diferenças significativas de programação. Isso faz com que cada sistema detecte e responda de forma diferente. Todos eles, é claro, utilizam-se de padrões globalmente convencionados básicos para garantir a segurança.

Qual a importância do controle de estabilidade?

A importância de possuir um sistema deste tipo pode ser diretamente demonstrada com dados. Estes dados demonstram o nível de importância do equipamento frente à segurança dos usuários.

Na Austrália, concluiu-se  que o controle de estabilidade reduz em 25% os acidentes que não envolvem mais de um carro. O número sobre para 51% considerando acidentes que envolvem apenas um carro que resultam em ferimentos para o condutor. Isso demonstra que o sistema é, além de eficiente, gradualmente mais eficaz, à medida que as circunstâncias oferecem risco.

Além disso, a pressão por implementação do sistema nos veículo, garante atenção adicional para o ABS e sistema de controle de tração. Embora nem todo veículo com ABS e controle da tração tenha controle de estabilidade, todo carro com o sistema necessariamente precisa destes dois itens. Por isso, ele estimula o desenvolvimento de carros melhor equipados e mais seguros.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste