Início » Carros » Comprar peças de carro no AliExpress: dicas e cuidados básicos

Comprar peças de carro no AliExpress: dicas e cuidados básicos

Se você é dos mais aventureiros, possivelmente já pensou em comprar peças de carro no AliExpress. Obviamente, há motivos para isso: seus preços são atrativos e a disponibilidade de itens é de entusiasmar praticamente qualquer pessoa.

Por outro lado, não são poucas histórias que contam decepções e problemas com compras feitas no site chinês. É importante não generalizar: o AliExpress é um portal nos moldes do Mercado Livre que conhecemos no Brasil. Os vendedores apenas utilizam a plataforma.

Comprar peças de carro no AliExpress

Por isso, há algumas dicas que fazem com que comprar peças de carro no AliExpress seja mais seguro e tenha uma tendência muito menor de dar problemas. Cada caso – e cada vendedor – será um caso específico. Por isso, só faça compras por lá se você tiver algum tempo disponível para certificar-se de que o vendedor será confiável.

Saiba como comprar peças de carro no AliExpress reduzindo as chances de passar por decepções:

Leia com atenção e solicite informação

O primeiro passo para comprar peças de carro no AliExpress é ter atenção e dedicação para ler as descrições. Nem todo vendedor oferece textos em português, e é comum que as versões em nossa língua sejam traduções pouco cuidadosas de um inglês já precário.

Por isso, tenha muito cuidado ao ler o que é escrito sobre um produto, e não tenha medo de fazer perguntas. Saber falar inglês ajuda bastante, nestes casos, e pode auxiliar você a evitar diversas decepções.

Comprar peças de carro no AliExpress: Comece aos poucos

Se você nunca fez compras no AliExpress, pode ser uma boa ideia começar pequeno (de verdade). Se este é o seu caso, inicie por pequenos acessórios e eletrônicos baratos. À medida que for entendendo o sistema, pode começar a ousar mais em seus pedidos – preferencialmente utilizando vendedores com quem você já tratou e sabe que são confiáveis.

Atualmente, há até mesmo quem compre peças mecânicas diretamente do site. É uma opção arriscada e exige bastante conhecimento específico sobre o assunto, mas pode compensar bastante se você sabe o que está fazendo.

Seja claro em sua abordagem

Não há nada tão eficiente quanto a clareza. Em geral, a maior parte dos problemas não acontece por falta de seriedade dos vendedores, mas por dificuldades de comunicação. É muito comum que nem os vendedores chineses nem o comprador falem inglês de maneira eficiente, o que resulta em um diálogo esquisito de tradutores automáticos.

Se você não possui uma escrita clara na língua inglesa, peça ajuda para alguém que tenha. Em casos extremos, para compras mais caras, procure por um freelancer que aceite fazer uma tradução barata do diálogo e da negociação. Alguns reais no serviço podem evitar uma dor de cabeça muito mais cara.

Busque avaliações anteriores

Essa é a regra de ouro: todo produto que você pretende comprar deve ser devidamente pesquisado, mas é o vendedor quem merece ainda mais atenção. Procure pelas avaliações do vendedor e suas eventuais reclamações na plataforma e fora dela.

Para produtos não muito específicos, é possível que você encontre fóruns que estejam recomendando um ou outro vendedor para comprar peças de carro no AliExpress. Procure por isso, pois um vendedor com indicações de compradores em brasileiros demonstra que você pode fazer sua negociação com muito menos medo.

Lembre-se da conversão, do frete e das taxas

É comum que fiquemos deslumbrados com os preços, promessas e diferenças do produtos do AliExpress em comparação aos disponíveis em nosso mercado. De fato, seus valores originais costumam ser muito mais atrativos. Mesmo assim, é necessário lembrar que a taxa de câmbio é variável, e ainda é possível incidir o preço do frete e das taxas de importação.

Pesquise sobre isso antes de fechar a compra. Se possível, considere o valor total já com impostos adicionados – se eles não forem cobrados, leve-os como um bônus. É importante que a sua compra compense mesmo que caia na cobrança de impostos, para evitar que um negócio que parecia bom acabe sendo uma furada.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas