Início » Carros » Como comprar e vender carros na OLX: Dicas de sucesso

Como comprar e vender carros na OLX: Dicas de sucesso

Comprar e vender carros na OLX tem uma série de vantagens e desvantagens. É mais fácil encontrar o carro que você quer e é mais fácil anunciar para uma quantidade maior de possíveis compradores.

Por outro lado, há toda uma problemática que envolve a segurança de comprar e vender carros na OLX, ou em qualquer outro ambiente de negócios virtual.

Com alguns cuidados básicos, no entanto, é possível aproveitar o potencial máximo da plataforma e escapar de armadilhas logo de cara. Confira estas dicas para comprar e vender carros na OLX com sucesso, e fique longe de dores de cabeça:

Na hora de vender

Na hora de vender um carro na OLX, você precisa ter dois objetivos em mente: sua oferta precisa ser atrativa para compradores, e ao – mesmo tempo – ela precisa passar confiança. Sem estas duas características, é improvável que você consiga realizar algum tipo de negócio até o fim.

Com estas dicas, você certamente aumenta suas chances na hora da venda:

Não economize nas fotos

Comprar e vender carros na OLX são atividades basicamente visuais. Seu comprador deseja o máximo de fotos possível, com a maior quantidade de detalhes e informações que você puder dar. Dê isso a ele!

Outra boa dica é manter algumas fotos extra. Assim, você não sobrecarrega a quantidade de fotos do anúncio, mas consegue enviar mais imagens para os compradores em potencial.

Faça descrições claras e bem escritas

Coloque-se no lugar do comprador: se você não conseguisse entender o que está escrito, ou se o anúncio estivesse formulado de maneira totalmente confusa, você compraria o veículo? Seu comprador também não.

Faça um esforço para tornar seu anúncio atrativo e organizado. Isso certamente atrai mais compradores sérios. Utilize um português correto e bastante claro, também, nas conversas privadas com compradores em potencial.

Tente responder o quanto antes

Comprar e vender carros na OLX depende muito da comunicação. O anúncio é apenas o primeiro passo para atrair o cliente. Seu tempo de resposta, cordialmente, clareza nas informações e disposição para informar o comprador adequadamente são determinantes para uma boa venda.

Escreva apenas a verdade

Você sabe qual é a melhor forma para não perder uma boa venda quando ela está quase concluída? Tente vender apenas o produto que você tem para vender!

É muito difícil que alguém vá comprar seu carro antes de fazer uma inspeção presencial, e dar uma conferida nele. Se você tiver dito que o veículo está em perfeito estado, e ele visitar um carro com os bancos rasgados e furados, você provavelmente vá ter um problema.

Na hora de comprar

Para comprar um veículo em segurança na OLX, sua prioridade deve ser fazer uma compra segura. Ao seguir essas dicas, você aumenta as chances de fazer um ótimo negócio pelo portal:

Leia também:

Desconfie de propostas boas demais

Se o carro que você quer geralmente custa R$ 40 mil, e você encontrou um anúncio que o oferece por R$ 15 mil, desconfie. É raro que alguém faça um anúncio tão generoso para ser comprado por um desconhecido.

Não sinta vergonha de pedir provas da existência do carro, nem de pedir para conferir sua documentação. Você precisa ter certeza de que vai fazer um negócio legítimo.

Procure por avaliações daquele vendedor

Vendedores de carro regulares costumam ter várias avaliações na plataforma. Muitos deles vivem de comprar e vender carros na OLX, e isso resulta em uma série de relatos de outras pessoas que já fizeram negócios com eles. Dê preferência para pessoas que estejam bem avaliadas.

Tente fazer uma visita presencial

Sempre que possível solicite uma visita presencial para dar uma olhada no estado real do carro. Se possível, leve junto um mecânico de sua confiança, ou leve o veículo a uma oficina para uma inspeção geral.

Pessoas dispostas venderem seu carro de maneira séria provavelmente não verão problema em levar o carro até uma oficina, desde que você se responsabilize pelo custo da avaliação. Encare esta avaliação como uma garantia de que não terá surpresas desagradáveis no futuro.

Faça uma pesquisa sobre a situação do veículo

Este é o momento ideal para ser investigador particular. Procure pela placa do carro no sistema do DETRAN, descubra se ele já esteve envolvido em crimes, acidentes graves, ou se possui algum tipo de pendência financeira – como multas, impostos atrasados ou financiamentos que não foram pagos.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas