Início » Todos os posts » Dicas » Como ser um examinador de trânsito?

Como ser um examinador de trânsito?

Para muitos, o examinador de trânsito é um grande pesadelo, pois lembra o avaliador que apontou os erros e, até mesmo, reprovou o novo condutor na prova prática para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e tem calafrios só de relembrar o momento.

Embora a análise de provas práticas seja, de fato, uma das atribuições do examinador de trânsito, essa não é sua única função. Na verdade, o examinador é um profissional especializado que trabalha para o Detran de um estado brasileiro e tem um papel importante na formação de novos condutores.

Conheça melhor a profissão, e entenda o que é preciso para ser um examinador de trânsito:

O que faz um examinador de trânsito

Um examinador de trânsito trabalha diretamente com questões de infraestrutura do Detran, mais especificamente na área de educação e execução legal. Em outras palavras, que dizer que ele é responsável por garantir que os novos condutores só sejam aprovados se, de fato, tiverem os conhecimentos necessários para trafegar em segurança, sem arriscar a vida de ninguém, que é o requisito previsto por lei para que alguém possa dirigir.

examinador-de-trânsito

Isso pode acontecer através da avaliação de condutores na prova prática, através de aulas teóricas ou através de aulas práticas específicas de direção defensiva. À medida que a carreira se estabiliza, o examinador pode dedicar-se quase exclusivamente a alguma das áreas, ou dedicar-se à organização burocrática destas atividades.

Salário e Forma de Ingresso

Por ser um empregado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do local onde reside, a contratação deve acontecer exclusivamente através de concursos públicos. Isso quer dizer que cada Detran abre um edital anunciando a prova, quando surge a necessidade de contratação, que permite a renovação do pessoal e a formação de um cadastro de reserva por um determinado período de tempo.

O salário do concursado para examinador de trânsito gira em torno de 4 a 6 salários mínimos, mais benefícios oferecidos de acordo com o regulamento de cada Detran responsável em determinada área de atuação.

Requisitos para ser um examinador de trânsito

Há algumas exigências legais para que o concursado possa ser aprovado, além – obviamente – de uma boa colocação no processo seletivo:

O concursado deve ter mais de 21 anos de idade e, no mínimo, 3 anos de CNH ativa na categoria com a qual pretende trabalhar (exemplo: o candidato que só tiver CNH categoria B por mais de três anos, só poderá atuar como examinador para a categoria B).

Além disso, deve possuir Ensino Superior completo em Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC para tal fim, e apresentar certificado de aprovação no curso de instrutor de trânsito do Detran (válido em qualquer estado nacional).

Como inscrever-se no concurso?

Os concursos são divulgados na página de cada Detran, na categoria “Editais”, portanto o interessado deve conferir regularmente a página e suas publicações. As instruções da inscrição e o conteúdo do concurso são discriminados dentro de Edital.

Recomenda-se que o interessado já tenha a aprovação como instrutor de trânsito, para evitar a situação de passar na prova e não poder assumir o trabalho por não cumprir os requisitos mínimos.

4 Comentários

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos