Início » Todos os posts » Dicas » Como ser instrutor de trânsito em autoescola

Como ser instrutor de trânsito em autoescola

O instrutor de trânsito tem um papel importantíssimo na formação de novos condutores, tanto em relação à aprendizagem de questões teóricas quanto em relação ao modo de conduzir o veículo.

É uma carreira que exige certa formação e algum investimento, mas o mercado costuma ter vagas – principalmente para os professores de legislação, segundo afirmam alguns proprietários de Centros de Formação de Condutores (CFC)

Conheça a atividade e como ser um instrutor de trânsito

instrutor-de-trânsito

O que faz um instrutor de trânsito?

O instrutor de trânsito trabalha diretamente com a aprendizagem de novos condutores. Ele possui um cargo de execução do ensino, ou seja, atua como um professor.

Há, de forma geral, duas grandes áreas onde o instrutor de trânsito, também chamado de instrutor de auto-escola, atua. A primeira é na área de legislação, conhecida como a parte de aulas teóricas da formação de novos condutores de de condutores em renovação da habilitação.

Veja também – Como ser um examinador de trânsito?

A segunda área é a parte das aulas práticas de direção. Neste caso, o instrutor atua ensinando o condutor a dirigir e como agir no trânsito até o momento de realização da prova. Um instrutor de trânsito do conteúdo prático pode atuar com o carro da auto-escola ou com veículo próprio.

Salário e Forma de Ingresso

Diferentemente de cargos que são diretamente relacionados com o Detran, como o examinador de trânsito, o instrutor trabalha diretamente com os CFCs. Portanto, o instrutor não é concursado para exercer a função.

A forma de ingresso, neste caso, é começar a distribuir o currículo com o certificado de instrutor autorizado de trânsito para diversos CFCs, indicando se tem preferência por atuar com o ensino da legislação, ou com as aulas práticas.

Veja também – Prova do Detran: Dicas para passar

Por serem contratados de forma particular, há diferentes acordos para cada profissional. Em geral, o salário dos instrutores de aula teórica ganham entre 2 e 4 salários mínimos pelo trabalho.

Os instrutores de aula prática, por sua vez, recebem em torno de 25% do valor da hora-aula que ministram para o aluno nas ruas, caso utilize um veículo do próprio CFC. Caso o instrutor possua um carro próprio, devidamente adaptado de acordo com a legislação (incluindo itens de segurança e pintura apropriadas para a atividade), ele pode reter até 75% do valor da hora-aula, se o CFC aceitar a condição.

Requisitos para ser um instrutor de autoescola

Para ser instrutor de trânsito, é necessário ser maior de 21 anos, possuir habilitação de, no mínimo, 2 anos como condutor em qualquer categoria, possuir escolaridade mínima comprovada de Ensino Médio, em instituição reconhecida pelo MEC e receber a aprovação no exame psicológico para executar a atividade.

O curso possui carga horário de 180 horas-aula, e aborda conteúdos diversos que vão desde língua portuguesa e fundamentos de pedagogia até questões de legislação e prática de ensino supervisionado de condução.

Quando aprovado, o instrutor certificado que possuir também Ensino Superior, está apto para fazer o concurso de examinador de trânsito, que é um cargo empregado pelo Detran, com plano de carreira e estabilidade geralmente maior do que aquela que o instrutor possui.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos