Início » Todos os posts » Aplicativos » Como ser entregador iFood? Descubra aqui!

Como ser entregador iFood? Descubra aqui!

Desde que iniciou as suas atividades no Brasil, o aplicativo de entregas de comida iFood viu os negócios crescerem até a empresa se tornar líder desse segmento no país, com mais de 6 milhões de pedidos mensais.

Isso fez com que muitos restaurantes se vissem na obrigação de fazer parte desta comunidade, porém, nem todos contavam com estrutura e orçamento para contratar uma equipe de motoboys que atendesse às demandas do app. Foi pensando nisso que a multinacional terceirizou esse serviço. Para quem quer saber como ser entregador iFood, o artigo a seguir vai abordar tudo o que você precisa saber do assunto.

Tipos de motoboy iFood

Para entender como o serviço funciona, é preciso explicar que há duas maneiras de trabalhar como motoboy com os pedidos do iFood. Veja abaixo.

Fixo

Nessa modalidade, o motoboy escolhe um restaurante para trabalhar de maneira fixa. Toda vez que um novo pedido for realizado naquele estabelecimento e ele estiver disponível para aceitar uma entrega, um aviso é enviado para o seu celular para que se decida se o chamado será ou não aceito. Essa modalidade é utilizada por aqueles que já trabalham com algum restaurante cadastrado no iFood.

Autônomo

Quem quiser trabalhar para mais de um restaurante pode desabilitar a opção de ficar fixo em um estabelecimento e realizar entregas mais variáveis. Nesta modalidade, um pedido próximo a um motoboy vai gerar um aviso em seu celular para que ele decida se quer ou não aceitar aquela entrega. Neste tipo de conta, o parceiro escolhe quando e que horas quer trabalhar (é a mesma fórmula do Uber Eats, por exemplo).

É bom deixar claro que não é necessário ser um entregador iFood para que se realize entregas de pedidos feitos no aplicativo. Os restaurantes que possuem equipe própria de motoboy podem utilizar seus próprios funcionários para o serviço de delivery.

Como ser entregador iFood?

Como ser entregador iFood?

O primeiro passo para saber como ser entregador iFood é baixar o aplicativo exclusivo para entregadores que desejam se unir à empresa.  Uma vez com o aplicativo instalado no celular, o candidato deve fazer o seu cadastro. São solicitados os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • E-mail;
  • Número do celular.

Com esses dados, o entregador realiza o cadastro e cria um login e senha para começar a realizar as entregas que surgem do aplicativo. Após isso, o motoboy define qual das duas modalidades (fixa ou autônoma) usará para prestar seu serviço à empresa e aos restaurantes credenciados.

Antes de finalizar o cadastro, o interessado deve enviar para o iFood uma foto de sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) – ela deve ter categoria A, que permite a condução de motocicletas –, do seu rosto e de seus dados bancários. Depois disso, basta esperar que a empresa valide a sua candidatura. Uma vez que o entregador é aceito, ele já pode começar a receber os seus primeiros pedidos.

Como faço para aceitar uma entrega no aplicativo?

Agora que você já sabe como ser entregador iFood, chegou a hora de descobrir como fazer para aceitar um pedido e começar a ganhar dinheiro com o aplicativo de delivery de comida. A empresa possui algumas exigências para permitir que um colaborador pegue um serviço.

A primeira delas é de que o smartphone do entregador esteja com quantidade de bateria superior a 20% enquanto ele está ativo no aplicativo. A segunda é de que o GPS do aparelho esteja configurado no modo “alta precisão”, pois é isso que define quais pedidos vão ou não aparecer para cada um dos entregadores. Por fim, o celular deve estar com o horário atualizado corretamente.

O descumprimento de qualquer um destes três itens (e de outros) pode acarretar na suspensão temporária do entregador até que ele resolva essa questão junto ao iFood, impossibilitando que novas entregas sejam ofertadas pelo aplicativo neste período – isso aparece para o motoboy como “inativação temporária”.

Se tudo estiver dentro dos conformes, um sinal de aviso será emitido pelo aplicativo quando um pedido puder ser efetuado por aquele motoboy. Basta arrastar o botão para aceitar ou recusar. Caso a entrega seja aceita, uma nova tela se abrirá com o nome e o endereço do restaurante (para autônomos), o código do pedido e os horários previstos para coleta do pedido e entrega para o cliente.

Ao chegar ao estabelecimento para retirar a entrega do cliente, o motoboy deve abrir o aplicativo e selecionar a opção “Cheguei”, algo que só pode ser feito no momento em que ele se apresenta para pegar a entrega, pois o GPS do celular confirma para o aplicativo que ele está no lugar correto.

Isso fará com que a rota até o destino final seja traçada para auxiliar o entregador em seu caminho rumo ao cliente. Chegando lá, novamente ele deve selecionar “Cheguei” e esperar que o aplicativo confirme a veracidade da informação. Por fim, basta ele abrir o app mais uma vez e concluir a etapa para que novos pedidos fiquem disponíveis para entrega.

Como ser entregador iFood?

Como faço para não aceitar mais corridas temporariamente?

Como ser entregador iFood exige muita disponibilidade de tempo devido ao elevado número de pedidos, o aplicativo se vê no direito de inativar temporariamente o perfil de um motoboy que recuse três entregas seguidas.

Para aqueles que trabalham de forma autônoma e que desejam encerrar a jornada daquele dia, ou pelo menos pelas próximas horas, no próprio aplicativo há a opção de colocar o seu perfil como “indisponível”, o que impede que novos pedidos sejam oferecidos para você até que o próprio motoboy mude o seu status novamente.

Benefícios

Além da vantagem de fazer o seu próprio horário de trabalho e, com isso, ser dono do quanto recebe ao final do mês, o iFood faz uma série de ações pontuais para premiar os seus colaboradores. Com frequência, a empresa sorteia ou presenteia motoboys com mochila de alta qualidade e jaqueta, itens que ajudam bastante durante as entregas.

Nas cidades onde a opção “Bikers” já está funcionando (são os entregadores que realizam suas entregas de bicicleta), a empresa ainda sorteia e presenteia seus colaboradores com capacete de proteção.

O iFood para entregadores ainda não está disponível em todas as cidades. Para saber se esse tipo de recurso está disponível onde você mora, verifique o site da empresa.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas