Início » Todos os posts » Carros » Como passar as marchas do carro corretamente?

Como passar as marchas do carro corretamente?

Dirigir um carro com câmbio manual certamente enriquece a experiência, ao exigir passar as marchas do carro, além de oferecer maior controle sobre o desempenho do veículo. No Brasil, o câmbio manual ainda é uma opção bastante comum, enquanto em alguns países já é uma opção vintage, ou relegado a modelos mais antigos.

A verdade é que, para um motorista iniciante, aprender a passar as marchas do carro corretamente pode ser complicado. Não há uma opção mais útil do que a prática, mas um guia como este pode auxiliar bastante a tomar as melhores escolhas para dirigir.

Confira as principais dicas para acertar na hora de passar as marchas do carro:

Familiarize-se com a embreagem e o câmbio

Geralmente, a melhor ideia é utilizar um único carro para aprender, inicialmente. Se você tiver acesso a um veículo próprio ou familiar (sem restrições de tempo, como no CFC), melhor. Sente-se no banco do motorista, ajuste a distância do banco e acostume-se com o posicionamento e caminho que sua mão percorrerá até o câmbio.

Entenda a disposição do pedal da embreagem, acostume-se a pisá-la até o fundo, e descubra qual a posição ideal. Faça tudo isso, obviamente, com o veículo desligado. Examine a alavanca do câmbio: embora a maioria dos carros distribua igualmente as marchas, alguns deles colocam a marcha ré no lugar da primeira, ou à sua esquerda.

Com o freio de mão engatado, e o veículo desligado, pratique as mudanças de marcha lentamente, para saber a sensação. Com o pedal da embreagem totalmente pisado, isso não danifica o veículo. Pratique para descobrir a resistência do câmbio e o movimento exato daquela alavanca.

Pratique a primeira marcha: arrancada

Uma das transmissões mais complicadas para quem precisar aprender passar as marchas do carro é, justamente, a primeira a ser feita durante um movimento. O segredo de ouro para arrancar é entender que o processo inicia com a embreagem, mas é definido pelo acelerador.

Com o motor do veículo desligado, simule a situação. Pressione totalmente o pedal da embreagem e engate a primeira marcha. Lentamente, diminua a pressão na embreagem e, quando chegar logo após à metade dela, comece a pisar no acelerador – também de forma lenta.

Se o veículo estivesse com o motor ligado e o freio de mão não estivesse engatado, esse movimento faria o carro arrancar. Diferentes carros possuem diferentes relações entre a liberação da embreagem e o momento correto de pisar no acelerador. Embora ocorrem em um ponto mais ou menos parecidos, cada modelo possui suas particularidades.

A regra geral

Na prática, todas as mudanças de marcha ocorrem da mesma forma. A única diferença entre a arrancada e as próximas, é que ela exige um pouco mais de cuidado de motoristas inciantes. O procedimento é muito semelhante, definindo-se basicamente em três ações consecutivas:

  • Pisar totalmente no pedal da embreagem com o pé esquerdo;
  • Engatar a marcha desejada, na alavanca, com a mão direita;
  • Lentamente soltar o pedal da embreagem, enquanto começa a pisar no pedal do acelerador;

Aprendendo na prática

2014-chevrolet-prisma-cambio-5-marchas-requintado

Com a teoria estudada, resta apenas praticar no mundo real. O processo de aceleração requer que você consiga trocar as marchas adequadamente. Em números mais precisos, é seguro afirmar que você deve trocar para uma marcha superior quando o contador do carro indica 3.000 RPM ou mais. Com o tempo, você aprende a ouvir e sentir o quanto o motor está trabalhando, o que torna a mudança mais natural.

Quando estiver nas aulas práticas do Centro de Formação de Condutores, seu instrutor irá ensinar as boas práticas da transmissão. Na cidade, você provavelmente não precisará utilizar mais do que a quarta marcha, mas precisará saber o momento correto de transitar entre e primeira e a terceira.

Além de saber transitar para marchas mais altas, será necessário aprender a reduzir a marcha. O carro perde a potência quando está em baixa velocidade, e reduzir a marcha é necessário. Por isso, parte de passar as marchas do carro envolve saber avaliar estas situações.

Veja também:

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos