Início » Todos os posts » Carros » Como ler o chassi do seu carro?

Como ler o chassi do seu carro?

Os menos acostumados ao meio automobilístico podem não saber, mas é possível ler o chassi do seu veículo como se lê um código com diversos significados. Quando falamos sobre ler o chassi, não trata-se apenas de repetir as 17 letras e números, mas o que cada uma delas significa.

Aquela sequência alfanumérica indica quase todas as informações básicas sobre o seu veículo e talvez você nem saiba disso. O NIV, que no resto do mundo é conhecido como VIN (Vehicle Identification Number), significa Número de Identificação do Veículo e faz parte da adequação da indústria automobilística brasileira à ISO 3779, que completa 30 anos de existência no Brasil este ano.

Entenda como funciona a divisão e o significado dos caracteres do chassi:

1 a 3: Fabricante e origem

Os três primeiros dígitos são essenciais para ler o chassi do seu carro e bastante interessantes de serem observados.

chassi-de-carro

O primeiro número representa o continente, ou região global, onde o veículo foi fabricado. No caso da América do Sul, este dígito pode ser de 8 a 9. Na Europa, por exemplo utiliza-se de S a Z.

O segundo dígito é o país de origem. No Brasil, utiliza-se de A até E e de 3 até 9 (sempre seguindo o número 9, que é o dígito da América do Sul utilizado pelo país).

O terceiro dígito é o fabricante. Grandes marcas utilizam letras mais óbvias, como W para Volkswagen, F para Ford e G para GM. Cada fabricante possui seu próprio caractere.

4 a 8: Características do veículo

Estes cinco dígitos representam características específicas do veículo necessárias para ler o chassi e compreender de qual carro se trata.

O quarto caractere define a carroceria – hatch, picape, sedã, por exemplo. Geralmente, a letra atribui alguma conexão com a categoria (como o H para carros hatch).

O quinto caractere, ao ler o chassi, indica qual é a motorização daquele carro.

O sexto caractere é um código que indica quais são os equipamentos de segurança que aquele carro possui (como ABS, airbag, quantidade de airbags, etc).

Os caracteres de número seis e sete funcionam em conjunto e são um código para indicar qual é o modelo do carro dentro da montadora que já foi indicada no terceiro dígito.

O oitavo caractere, por sua vez, diz respeito ao ano de fabricação daquele veículo.

9: Dígito verificador

Este dígito é um número constante utilizado para verificação interna e conferência de conformidades na fábrica e na documentação.

10: Ano do modelo

Diferentemente do que ocorre no dígito de número oito, o décimo caractere serve para indicar qual é o ano do modelo para quem lê o chassi. Não trata do ano da fabricação, mas do modelo daquele veículo.

11: Fabricação específica

Este caractere indica em qual fábrica da montadora aquele veículo foi produzido, de acordo com a indicação de local e fabricante que constam nos três primeiros dígitos do código do chassi.

12 a 17: Número de série do veículo

Estes últimos seis dígitos são o número de série do veículo – o identificador específico que o diferencia de todos os outros carros exatamente iguais a ele, como um número de identificação próprio daquele carro em especial.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos