Início » Dicas » Como lavar o carro? Dicas e técnicas

Como lavar o carro? Dicas e técnicas

Você certamente sabe que lavar o carro é um sinal de cuidado, prolonga a vida e a beleza da pintura e, sobretudo, dá uma boa impressão sobre o seu asseamento. Obviamente, a opção mais fácil é simplesmente mandar o veículo para a lavagem, sem preocupar-se com o trabalho duro.

Há, no entanto, aqueles que prefiram realizar um banho caseiro – seja por uma questão de gostar de estar em contato com o veículo, ou para poupar algum dinheiro com os custos cada vez mais alto para lavar o carro.

Como lavar o carro

Se este é o seu caso, a boa notícia é que preparamos algumas dicas sobre como lavar o carro da maneira mais eficiente e segura possível, para que você não cometa erros de principiante e, sobretudo, tenha um resultado profissional na limpeza:

Nova regra: leia as embalagens

Este será nosso primeiro passo, e você precisa prometer que vai fazer isso a partir de hoje. Insistimos recorrentemente em não ler a embalagem dos produtos que usamos para lavar nossos carros. O problema é que a maior parte deles é recheada de químicos de efeitos poderosos e úteis para certas coisas, mas com capacidade de arruinar outros tipos de material.

O que funciona perfeitamente bem para um tipo de roda pode simplesmente acabar com o brilho de uma roda de outra liga, por exemplo. Esse tipo de acidente pode ser completamente evitado se você simplesmente desenvolver o hábito de ler a embalagem!

Entenda que nem toda lavagem é igual

Algumas vezes, passar uma pouco de água e sabão no lava jato e secar o veículo será suficiente. Em outras, você precisará polir e encerar o veículo. É inevitável – lavar o carro da forma correta exige avaliar qual tipo de limpeza ele precisa naquele momento.

Isso envolve planejamento: quando você começar a lavar o veículo, é importante que tenha todos os materiais necessários à mão para evitar que o serviço fique pela metade.

Os materiais corretos

Lavar o carro não se resume a jogar água sobre o veículo. A intensão é remover sujeiras e materiais da lataria, para evitar que grudem e causem problemas ao veículo. Por isso, sabão é importante – mas não todo tipo de sabão.

Muitas pessoas usam detergente comum para louças para limpar o carro. Não faça isso. O material de sua louça é diferente do material da carroceria do seu carro, obviamente, e é necessário utilizar um produto que seja específico para ele.

Limpe por etapas

Inicialmente, use apenas água para remover as sujeiras maiores e pedaços grudados. É importante que essas partes tenham saído da carroceria antes que você passe panos ou esponjas, pois eles podem gerar pequenos arranhões na pintura.

Depois, com o grosso já retirado, é a hora do sabão – sempre cuidando para não utilizar materiais que marquem o exterior do veículo, nem usando força excessiva, que pode gerar o mesmo efeito. Em seguida, mais uma etapa com água para retirar o sabão e secar o veículo com panos limpos concluirão a limpeza básica.

Lembre-se de utilizar sempre panos limpos e macios para secar o carro. Utilizar um pano sujo obviamente não faz nenhum sentido, e panos com fibras muito duras podem marcar a pintura do veículo. Se possível, adquira panos especiais para limpar carros, que costumam ser menos abrasivos.

Polir e encerar

Muitas pessoas preferem que seu carro seja polido e encerado por profissionais, enquanto outros gostam de fazer o trabalho por conta própria. O importante é que o veículo receba este tratamento, que é uma espécie de equivalente a passarmos cremes e protetores solares em nossa própria pele para evitarmos exposição ao ambiente.

Procure por produtos que sejam adequados para o tipo de pintura e para a coloração do seu carro. Como fazer isso? Lendo a embalagem, como falamos na primeira dica!

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas