Início » Carros » Como fazer baliza perfeitamente? Dicas práticas

Como fazer baliza perfeitamente? Dicas práticas

Fazer a baliza pode ser um dos maiores medos de muitos motoristas – especialmente aqueles com um pouco menos de experiência. No Brasil, fazer baliza é a primeira prova obrigatória para retirar a CNH, o que coloca ainda mais pressão na manobra.

Na prática, não é tão dificil assim fazer baliza da forma correta. Na verdade, basta um pouco de prática e o conhecimento de algumas regras básicas para que você torna a baliza uma parte corriqueira de sua vida.

Uma das melhores formas de se praticar este tipo de estacionamento é colocar cones que demarquem a distância correta para que você estacione. Preferencialmente, coloque um cone em cada lado que simularia a largura dos carros da frente ou de trás.

Isso garante uma experiência mais aproximada à realidade para a prática. Já na vida real, você precisará medir diretamente a distância em relação aos carros já estacionados. Confira estes passos simples para fazer baliza corretamente e nunca mais precisar andar quadras e quadras para evitar a manobra:

Passos para fazer baliza perfeitamente

Em geral, as regras básicas são as seguintes. Dependendo do tamanho do carro e de características especiais, podem haver pequenas variações. No entanto, estes passos funcionam para praticamente todos os veículos do mercado, e segui-los à risca pode ser a melhor opção.

O primeiro passo é encontrar uma vaga adequada para o seu veículo. Obviamente, ela deve ser um pouco maior do que o comprimento total do carro. Sinalize o alerta para o lado da vaga e alinhe a traseira do seu veículo à traseira do veículo em frente ao espaço. Lembre-se de fazer a mensuração pela traseira, e não pela dianteira (pois os comprimentos podem ser diferentes).

Pare o carro completamente, e com ele totalmente parado, gire o volante. Você deve girar o volante completamente (até não poder virar mais) para o lado da vaga (no sentido horário, se a vaga ficar à sua direita, e o inverso, se for à esquerda).

Com o volante totalmente girado em direção à vaga, comece a movimentar-se em marcha-ré, olhando para o retrovisor. Não modifique a posição da direção equanto o carro começa a entrar na vaga.

Você deve movimentar o veículo até o ponto em que o farol esquerdo do veículo atrás da vaga esteja alinhado com a sua lanterna esquerda traseira. Neste momento, pare o carro novamente, e inicie a girar o volante novamente – deste vez para o lado oposto.

Gire-o totalmente, até estar no lado oposto do que você inicialmente havia colocado. Quando o volante estiver devidamente posicionado, continue a movimentar o veículo, até que esteja alinhado na vaga.

Seu principal cuidado deve ser para não encostar no carro de trás, neste ponto. Quando parar o movimento, você já estará na vaga. Bastará alinhar sua própria posição no centro do espaço, para não prejudicar os outros carros na hora de sair.

Dicas adicionais para fazer baliza

Fazer baliza corretamente é uma habilidade extremamente útil no dia-a-dia. Além de conhecer este método apresentado, algumas dicas podem facilitar sua vida. Existem basicamente dois princípios que auxiliarão você.

O primeiro, é a confiança. Você precisa acreditar que o método que está utilizando fará com que você esteja corretamente adicionado. Se você não acreditar no método e modificá-lo, é provável que a tentativa dê errado. Siga estes passos à risca, para garantir um bom resultado.

A outra necessidade é a prática. Você precisa praticar bastante a baliza para não assustar-se nos momentos delicados.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste