Início » Bicicletas » Como ensinar criança a andar de bicicleta?

Como ensinar criança a andar de bicicleta?

Ensinar uma criança a andar de bicicleta é oferecer, para ela, a chance de um rito de passagem para um mundo de velocidade e independência, especialmente para aquelas que, logo, poderão usar a bicicleta para transportar-se (seja por longas distâncias, ou simplesmente pela vizinhança).

Como ensinar criança a andar de bicicleta? Confira as dicas!

O primeiro passo para ensinar uma criança a andar de bicicleta é lembrar de tentar manter o aprendizado divertido, para que ela continue interessada. Tendo isso em mente, você pode seguir estes passos, inspirando no método REI de aprendizagem para crianças.

O método geralmente leva entre uma e três tardes para ser aprendido, mas é importante que você respeito o ritmo individual na hora de ensinar uma criança a andar de bicicleta. Confira:

Escolhendo uma bicicleta infantil

Não utilize uma bicicleta muito grande para a criança. É verdade, ela irá crescer eventualmente, e o modelo no qual ela aprendeu a andar ficará pequeno – mas um modelo muito grande, por outro lado, pode fazer com que ela tenha muita dificuldade e, até mesmo, desista de aprender.

Uma bicicleta de tamanho apropriado permite que a criança encoste os dois pés no chão quando está em pé sobre o quadro (sem estar sentada no banco).

Capacete e segurança

Parte do sucesso em ensinar uma criança a andar de bicicleta está em oferecer um ambiente seguro, no qual ela se sinta confortável. O capacete é essencial para que ela esteja em segurança.

O capacete de tamanho correto deve iniciar mais ou menos na metade da testa, cerca de um dedo acima da sobrancelha. Ele deve estar confortável para a cabeça, sem apertar muito, mas não deve se mover muito, quando você tentar mexê-lo na cabeça da criança.

Criança andando de bicicleta

Considere, também, comprar luvas, cotoveleiras e joelheiras e – mais importante do que isso – certifique-se de que os cadarços estão bem amarrados e bem presos, sem chances de se enroscarem na bicicletas, causando algum acidente.

Onde começar?

Dê preferência para locais sem trânsito, onde a criança se preocupe apenas em pedalar. Locais amplos, sem muitas subidas e com terreno fácil de andar são os ideais (como estacionamentos fechados, por exemplo).

Iniciando o método

Este método consiste em aprender o equilíbrio antes de aprender a pedalar. Para isso, remova as rodinhas de apoio (caso a bicicleta tenha elas), baixe o banco da bicicleta de modo que ela consiga encostar os dois pés inteiros no chão enquanto está sentada e remova os pedais da bicicleta (é um procedimento fácil, com uma chave inglesa comum).

Certifique-se de que os pneus estão calibrados corretamente. Pneus com a pressão adequada facilitam o aprendizado da criança.

Aprendendo o equilíbrio

O primeiro passo é fazer com que a criança equilibre-se na bicicleta em movimento sem pedalar, podendo recorrer ao chão, com os pés, quando perder o equilíbrio. Você pode demonstrar em sua própria bicicleta, deixando seus pés longe dos pedais.

Quando ela entender o que deve ser feito, comece a fazer pequenos jogos. Dê impulso (ou aproveite descidas leves) na bicicleta e tente estabelecer metas de tempo cada vez maiores – comece por dez segundo, e tente aumentar o tempo até que a bicicleta perca o impulso.

Em seguida, adicione curvas e obstáculos para ela aprenda a dobrar a bicicleta sem perder o equilíbrio. Lembre-se que todo este processo deve ser realizado com os pedais retirados da bicicleta.

Adicionando os pedais

O passo seguinte para ensinar uma criança a andar de bicicleta, é colocar os pedais de volta na bicicleta. Mantenha o banco baixo, se necessário, para permitir que a criança tenha o chão como um instrumento de segurança.

Segure a bicicleta na posição correta enquanto a criança começa a pedalar, e – quando pegar velocidade o suficiente – deixe que pratique o equilíbrio já aprendido em adição ao ato de pedalar.

Em seguida, tente ensiná-la a dar início ao movimento da bicicleta com ela parada, sem ajuda. Peça que ela mantenha um pé no chão, e ajuste o pedal com o outro pé, para colocando-se um pouco mais a frente do que ficaria em uma posição totalmente vertical.

Controlando a bicicleta

O passo seguinte consiste em estabelecer obstáculos para a criança em seu trajeto, fazendo com que ela concilie equilíbrio, pedaladas, frenagens e condução para os lados. Neste momento, pode ser interessante introduzir subidas levas em seu percurso, para que compreenda as diferentes situações pelas quais pode passar.

Quando ela estiver mais confiante e capaz de realizar estas manobras mais avançadas, chega-se ao ponto final para ensinar uma criança a andar de bicicleta: suba em sua própria bicicleta, e estabeleça que ela deve seguir você.

Neste ponto, você deve demonstrar e explicar, durante os trajetos, os riscos e os cuidados adicionais que ela deve tomar enquanto pedala, para que possa fazer isso sozinha.

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • Com essas dicas consegui ensinar minhas filhas a andar de bicicleta em uma tarde e mais um dia para aperfeiçoar. Já tinha tentado de diversas formas e visto dicas em muitos sites, mas nenhum foi tão útil quanto essas. Muito obrigado!!! Metodo simples, sem bobeiras inúteis e muito praticas. Obrigado a quem escreveu a matéria. Um abraço.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...
teste