Início » Todos os posts » Carros » Como desembaçar o vidro do carro?

Como desembaçar o vidro do carro?

Poucas coisas são tão irritantes para o motorista quanto o vidro esbranquiçado que atrapalha a visão em função da umidade acumulada. Desembaçar o vidro do carro possui algumas soluções simples na teoria, mas nem sempre é tão fácil chegar ao resultado esperado.

Muitas pessoas acabam recorrendo para a famosa flanelinha de emergência ou até mesmo para aquela nem tão nobre passada de mão desesperada para desembaçar o vidro do carro, deixando as marcas de dedo quase eternizadas no para-brisa.

vidro-embaçado-

Se você é do grupo que sofre com a visibilidade dos vidros diminuída, pode começar a se tranquilizar. Confira as dicas e métodos para desembaçar o vidro do carro e deixe este problema em um passado distante de visibilidade comprometida.

Como o vidro embaça?

Antes de conhecer os métodos para resolver o problema, é necessário entender o que é, de fato, o problema. O vidro embaçado possui uma origem muito simples: gotículas de água que estão no ambiente interno do carro e acabam encontrando o vidro, e condensando nele, formando uma camada fina de água.

Estas gotículas nada mais são do que a umidade presente no ar, que se forma por vários motivos – e o principal deles é a sua própria respiração, que libera uma quantidade significativa de umidade para o ambiente.

Por isso, a maior parte dos métodos para desembaçar o vidro do carro consiste em reduzir a umidade do ambiente, ou simplesmente em impedir que as partículas condensem no vidro.

Ar condicionado

Se seu carro possuir ar condicionado, desembaçar o vidro pode ser uma tarefa bastante simples: basta ligar o equipamento! Se o problema consiste no acúmulo de umidade no ambiente, o ar condicionado é uma solução simples e efetiva, pois ele funciona sugando o ar do ambiente e devolvendo-o mais seco.

vidro-embaçado-ar-condicionado

A água que sai de qualquer ar condicionado (como aquela que pinga sob o carro depois de um período de uso longo) nada mais é do que a umidade do ar que foi condensada e retirada. Se o equipamento está retirando a umidade de dentro do ambiente, não há umidade suficiente no ar para condensar diretamente no vidro!

Jatos de ar

Se o carro não possuir o ar condicionado, a situação pode complicar um pouco, pois não há um equipamento específico para retirar a umidade do ambiente. Neste caso, pode-se remediar de forma temporária, utilizando os jatos de ar quente ou frio que quase todo carro possuir.

Qualquer um dos jatos evitará que a umidade do ar presente no ambiente condense diretamente no vidro, não permitindo que ele fique embaçado. O método resolve o problema, mas só enquanto o jato estiver ligado, pois o interior do carro continuará úmido.

Produtos especiais

Há produtos especiais que podem ser aplicados diretamente no vidro para impedir que ele embace. Geralmente não são muito caros e formam uma camada protetora que impede a condensação da umidade em gotas visíveis sobre o vidro por determinado período de tempo após a aplicação.

Produtos caseiros

Há diversas soluções caseiras que prometem desembaçar o vidro do carro de forma simples. Uma boa opção é utilizar gel de sílica (como as areias higiênicas para gatos feitas de sílica) em um saco com respiração para absorver a umidade do ar aos poucos, posicionando-o sobre o painel ou sob os bancos do veículo.

Algumas pessoas afirmam que aplicar água com vinagre na parte interna do vidro ou esfregar uma batata cortada nele também formam uma camada protetora que impede a condensação da água a ponto de gerar o embaçamento. A redação deste site não foi corajosa suficientemente para esfregar uma batata no vidro do carro para comprovar o método, mas se alguém aí testou comenta aqui.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas