Início » Todos os posts » Leis de trânsito » CNH Social: saiba como tirar a carteira de habilitação grátis

CNH Social: saiba como tirar a carteira de habilitação grátis

Ao chegar aos 18 anos, é comum ver muita gente planejando tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas, como os trâmites para tirar o documento são caros e, ainda, bem demorados, a maioria desiste no meio do caminho, atrasando o sonho de dirigir veículos em vários anos, pelo menos na maioria dos casos.

A Carteira Nacional de Habilitação – popularmente conhecida pelas siglas “CNH” – nada mais é do que um documento que autoriza qualquer cidadão brasileiro a conduzir veículos, sejam eles carros, motocicletas, caminhões ou qualquer transporte que tenha atividade remunerada reconhecida pelo governo.

Com o documento em mãos, você passa a ser considerado por lei um motorista de forma oficializada, capaz de responder legalmente por quaisquer infrações ou crimes no trânsito em qualquer cidade do país. Por este motivo é que os requisitos principais para tirar o documento são: ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade (RG) e CPF.

Mas, você sabia que é possível tirar a CNH gratuitamente por meio do governo? É isso mesmo! A partir do programa CNH Social, você tira a sua Carteira Nacional de Habilitação sem pagar nada e, ainda, pode ganhar descontos e isenções de taxas em outras categorias da carteira de motorista.

Se você ainda não tirou e quer tirar a CNH grátis, continue lendo esse artigo até o final e saiba como participar do programa do governo.

O que é o CNH Social?

cnh-social-2016

O programa CNH Social – também chamado de CNH Popular – é um programa criado pelo governo, em parceria com os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o país, com o intuito de ajudar pessoas que não tenham condições financeiras de tirar o documento, como aquelas de baixa renda ou que estejam desempregadas, a conseguirem o sonho de dirigir pelas ruas do país.

O programa existe desde 2011 e, apesar disso, tem muita gente que ainda não o conhece. O objetivo principal do projeto é estimular a atividade remunerada com a condução de veículos, aumentando a oferta de empregos e vagas no país, como motoboys e caminhoneiros, por exemplo.

Quem pode participar?

Para tirar a CNH de forma inteiramente gratuita por meio do governo, é preciso estar enquadrado em algum ou alguns dos requisitos listados abaixo. Se você se encaixa em uma dessas categorias, é preciso agilizar a inscrição no período de abertura das vagas do programa, pois elas são limitadas.

Veja a seguir os requisitos para participar do programa CNH Social:

  • Pessoas com renda mensal individual de até dois salários mínimos;
  • Pessoas desempregadas há mais de um ano;
  • Pessoas sem nenhum registro na Carteira de Trabalho;
  • Beneficiários do programa Bolsa Família;
  •  Estudantes da rede pública de ensino – maiores de 18 anos e com bom rendimento escolar;
  • Portadores de Necessidades Especiais;
  • Ex-presidiários;
  • Pequenos agricultores;
  • Pessoas que residem há mais de dois anos no estado escolhido para concorrer às vagas.

Além disso, depois de corresponder à essas exigências, também é necessário ter cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico). Caso você ainda não tenha, procure a Secretaria de Assistência Social da sua região – ou órgão equivalente – e solicite a inscrição no portal.

Para fazer a solicitação, é precisar estar portando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda pessoal e, no caso de estudantes, portadores de necessidades especiais e ex-presidiários, por exemplo, levar um documento que comprove a situação alegada.

Vale ressaltar que o registro no CADÚnico do governo é um pré-requisito exigido antes de procurar o Detran da sua cidade para se inscrever no CNH Social. Não se esqueça!

A seleção dos contemplados no programa é feita a partir de um sorteio e não podem participar pessoas que já estão com serviço de habilitação aberto no Detran, que tenham cometido crimes na condução de veículo ou que tiveram a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada ou suspensa.

Como participar?

carteira-de-habilitacao-gratis

As inscrições para participar do programa devem ser feitas através do Detran da sua região, mais especificamente nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), no período estipulado pelo órgão, através do site ou do telefone fornecido.

Como as datas de abertura e encerramento das inscrições são diferentes de região para região, é preciso estar atento e de olho nas informações divulgadas na mídia (televisão, jornal, internet, etc.) ou pelo próprio Detran da sua cidade para não ficar de fora do programa.

Boa sorte!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas