Início » Dicas » CNH: Como tirar habilitação passo a passo

CNH: Como tirar habilitação passo a passo

Muitos jovens esperam ansiosamente os 18 anos de idade para iniciar o quanto antes a sua jornada como um motorista, e já sabem desde cedo como tirar a CNH, para poderem dirigir logo. Outras pessoas, esperam até que seja necessário assumirem o volante, ou até que consiga bancar pela habilitação, que pode ser um investimento significativo.

Tirar a CNH não é um procedimento extremamente complicado, mas a quantidade de passos necessários costuma confundir muitas pessoas ansiosas pela habilitação.

Por isso, montamos o passo a passo sobre como tirar a CNH. Seguindo estes procedimentos, você consegue ir ao centro de formação de condutores mais próximo e ter certeza de que não terá nenhuma surpresa:

Requisitos Mínimos

Há, basicamente três requisitos para que a pessoa possa tirar a CNH sem maiores problemas:

  • O indivíduo deve ser maior de 18 anos de idade no momento da inscrição para a CNH. Não é possível fazer as aulas teóricas enquanto a pessoa ainda tem 17 anos, e fazer as aulas práticas após completar a maioridade;
  • O indivíduo deve ser alfabetizado. Este requisito será comprovado no momento da prova teórica;
  • O indivíduo deve ser legalmente capaz, ou seja: deve ser apto a responder judicialmente por suas próprias ações;

Quem não cumprir estes requisitos não pode realizar a inscrição. Menores de 18 anos que já possuam capacidade legal – aqueles que já obtiveram sua emancipação – também não podem tirar a CNH.

Documentos Necessários

No momento da inscrição, é fundamental que o candidato esteja em posse de alguns documentos, para que o procedimento seja completo. Os documentos exigidos pelos CFCs para a inscrição são:

  • Original do RG ou outro documento com foto de validade oficial e nacional equivalente (algumas unidades podem exigir uma cópia simples adicional);
  • Cadastro de Pessoa Física (algumas unidades podem exigir uma cópia simples adicional);
  • Comprovante de endereço atualizado, com o máximo de 3 meses de antecedência em relação ao dia da inscrição;

Etapas

Algumas etapas são necessárias para que o candidato possa tirar a CNH. É exigido de todos os indivíduos o comparecimento nas aulas teóricas de legislação do trânsito, mecânica básica e primeiros socorros, que somam um total de 45 horas aula.

Além disso, o candidato deve passar por três avaliações: exame psicológico, exame médico (onde pode-se determinar que o candidato precise de algumas condições especiais para conduzir, como uso de óculos ou veículos adaptados), e a prova relacionada ao conteúdo das 45 horas aula.

Na prova teórica, é exigida uma pontuação mínima de 70% de acertos (21 acertos de 30 questões). O candidato que falhar, pode realizar a prova novamente, e não pode prosseguir para as aulas práticas até ser aprovado nesta etapa.

Como tirar CNH

Após a aprovação na prova, há a segunda metade do processo de tirar a CNH: as aulas e a prova prática. As aulas do curso prático somam, no mínimo, 20 horas aula para o candidato, praticando a condução ou a pilotagem com os comandos de um instrutor.

Após o término desta etapa, o candidato deve ser aprovado na próva prática, onde são exigidas algumas manobras e procedimentos treinados durante as 20 aulas anteriores. O candidato aprovado está apto a tirar a CNH, sob caráter provisório, por um ano. Caso não tenha infrações graves identificadas durante este período, recebe a carteira normalmente.

As categorias disponíveis na primeira vez que o candidato pretende tirar a CNH são a categoria A, B ou AB. Que correspondem a motocicletas, carros de passeio ou ambos.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas