Início » Todos os posts » Carros » Chevrolet OnStar: Entenda como funciona o assistente pessoal

Chevrolet OnStar: Entenda como funciona o assistente pessoal

O Chevroelt OnStar é o serviço remoto de assistência interna dos novos  veículos da GM. É uma espécie de sistema de monitoramento, assistência e atendimento que funciona diretamente do celular.

Além de funcionar como parte da central multimídia – através do auxílio de navegação do GPS, por exemplo, ainda monitora o veículo, quando solicitado, identifica problemas, e avisa a polícia em caso de suspeitas.

São serviços que podem ser solicitados através de pequenos botões instalados no veículo, ou através do aplicativo que comunica-se com o sistema. A ideia recém chegou ao Brasil, mas tem sua origem em meados da década de noventa, quando Cadillacs 1997 foram equipados com uma primeira versão do OnStar.

Chevrolet Onstar

Chevrolet Onstar: Como funciona?

O Chevrolet OnStar é a soma de um equipamento e um serviço. O sistema instalado no carro é capaz de obter dados diretamente dos sistemas de diagnósticos, e oferecem funcionalidades de GPS integradas ao veículo.

Além disso, possui uma tecnologia de transmissão CDMA para comunicação de voz e dados com a Central da GM que presta o serviço específico. O serviço é pago de forma mensal (atualmente, é oferecido gratuitamente por 12 meses na compra de um veículo já equipado com o sistema), garantindo que nenhum valor adicional precise ser pago.

Além disso, o sistema integra-se com o celular do usuário, permitindo que ele utilize o sistema de conversação embutido através da linha rede do celular. Além disso, o mesmo sistema utilizado pelo GPS pode ser usado para realizar a localização dos veículos em caso de roubos, por exemplo.

Quando o dispositivo identifica um problema grave no veículo (como uma batida, através da ativação dos airbags), ele também notifica imediatamente as autoridades responsáveis pelo socorro.

Por isso, trata-se de um sistema de segurança, assistência e conforto, ao mesmo tempo. Ele é capaz de agregar a tecnologia e um serviço premium por valor acessível.

Chegando aos poucos, no Brasil

Embora quase duas décadas marquem a implementação dos primeiros protótipos, o OnStar ainda é um serviço novo no Brasil. Embora muitos modelos já tenham o serviço confirmado, o OnStar está integrando (no momento) apenas o modelo Cruze, que já recebe 12 meses de assinatura gratuita do serviço.

Chevrolet Onstar aplicativo

Sabe-se, no entanto, que o OnStar deve ser rapidamente implementado em toda linha Chevrolet, assim que a operação mostrar-se viável. É provável que mais anúncios sejam realizados a respeito do serviço já em novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo.

Planos e serviços do OnStar

No mercado brasileiro, o Chevrolet OnStar é oferecido em três tipos de planos diferentes, com serviços graduais. O primeiro deles é o Plano Safe, com serviços de segurança contra roubos e diagnóstico remoto através do aplicativo.

Nesta modalidade, o sistema consegue rastrear o veículo e identificar quando houve algum acidente. Desta forma, você consegue recuperar o veículo, em eventuais problemas de segurança, e recebe assistência o quanto antes, caso sofra algum acidente.

A modalidade intermediária é o Plano Protect, que além de todas as funcionalidades do Plano Safe, garante proteção em tempo real. Se você for realizar um trajeto, pode cadastrá-lo no sistema, assim como o número dos outros passageiros. Se, por algum motivo, você sair do trajeto combinado, a Central OnStar entra em contato com você para saber se há algo de errado.

No caso de nenhum dos número atender a estes chamados, ou levantar qualquer tipo de suspeita, as autoridades serão avisadas. Isso pode evitar, por exemplo, sequestros ou roubos onde os passageiros não sejam liberados do veículo. Adicionalmente, o cliente desta modalidade pode solicitar assistência relacionada a problemas com o veículo imediatamente, através de uma simples chamada no dispositivo.

O Plano Exclusive, por sua vez, garante todos estes serviços de proteção, GPS integrada à central multimídia, diagnóstico remoto e um exclusivo serviço de Concierge. O Concierge OnStar pode fornecer informações, garantir a reserva em restaurantes, hotéis e outros confortos de um extensa lista de benefícios premium.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas