Início » Carros » Chevrolet Onix 2015: Análise, características e fotos

Chevrolet Onix 2015: Análise, características e fotos

O Onix 2015 pode ser considerado o modelo de redefinição do Onix no mercado nacional. Após um início conturbado, com um série de críticas a respeito do consumo e do desempenho, o ano de 2014 marcou as pazes com o público consumidor, permitindo a alavancagem das vendas no ano seguinte.

Confira as características, pontos positivos e negativos do Onix 2015:

Onix 2015: Consolidação do sucesso

O fato mais marcante do modelo é, sem dúvidas, sua definição como um líder de mercado. Foi com este modelo que o Onix começou sua liderança consecutiva em emplacamentos. A conquista foi significativa, pois a GM não alcançava a posição havia mais de 30 anos.

Foi o início do que iria se tornar um hábito. Até o momento atual, o modelo é o destaque em vendas no mercado nacional, capaz de bater concorrentes de alto nível no mercado.

Um veículo equilibrado

Muitos atribuem o sucesso do Onix 2015 ao seu equilíbrio. Característica já observada no ano anterior, o Onix 2015 não é o principal da categoria em praticamente nenhum quesito. Não possui o melhor motor, nem o melhor kit de equipamentos de série. No entanto, é bastante competente em tudo que se propõe.

Seu valor é justo, em comparação ao mercado, seu acabamento é bom, seu design é bem ajustado e a autonomia passou a ser adequada. A soma destas características gera uma boa escolha para o público consumidor.

Visual ainda adequado

Chevrolet Onix 2015
Chevrolet Onix 2015

Atualmente, o visual do Onix 2015 ainda é bastante interessante. Mesmo com a revitalização a caminho, seu design não deixa nada a desejar nesta versão. Ele possui um apelo menos inovador do que o HB20, mas combina bastante com seu porte.

Sem exageros, mas sem ser excessivamente conservador, o visual do Onix 2015 é uma boa escolha para quem busca um veículo harmonioso, com aparência sólida.

Confortável, mas sem grandes destaques

No que diz respeito ao interior, o Onix 2015 é um veículo muito bem acabo. O plástico de boa aparência e as costuras bem feitas combinam com o volante de empunhadura agradável. Embora não tenha o maior espaço interno da categoria, a organização geral do interior oferece espaço o suficiente para o carro ser bastante confortável.

Chevrolet Onix 2015 - Interior e painel
Chevrolet Onix 2015 – Interior e painel

Embora os itens de série não impressionem, há o suficiente para ser um carro satisfatório, no quesito. Além disso, algumas opções de adicionais razoavelmente acessíveis valorizam o modelo. É o caso, por exemplo, da boa central multimídia com tela sensível ao toque que, na época, custava menos de dois mil reais.

Desempenho razoável

Desde seu lançamento, um dos pontos mais delicados do Onix era seu desempenho. Isso era verdade tanto em relação à performance, quanto em relação ao consumo de combustível. A verdade é que tanto o 1.0 quanto o 1.4 não ofereciam um desempenho brilhante para o veículo.

A questão da autonomia foi corrigida em 2014, e o Onix 2015 apresentou bom desempenho neste quesito. Seu motor, no entanto, o manteve um veículo bastante ágil para o uso urbano, mas não tão eficiente quando exigido com maior intensidade.

Este é um fator que deve ser considerado pelo possível comprador. Há veículos concorrentes em preço e período que podem oferecer melhor performance do que o Onix 2015 com o mesmo investimento. O ônus do equilíbrio do modelo é o fato de, em quesitos específicos, sempre haver modelos suficientemente competitivos.

Por que comprar um Onix 2015 hoje?

Há um série de motivos que tornam o Onix 2015 uma boa escolha ainda nos dias atuais. Em primeiro lugar, está o custo benefício. É uma carro eficiente em praticamente todos os quesitos por um bom valor.

Além disso, a boa quantidade de concessionárias da GM no país torna sua manutenção fácil, e os modelos 2015 que seguiram realizando as revisões adequadamente ainda estão no prazo de garantia de três anos da montadora.

Sua revenda também é fácil, considerando a alta procura no mercado. A desvantagem, no entanto, está no valor do seguro, um pouco mais alto do que seus concorrentes.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas