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Chevrolet Bolt EV: Análise

O início de 2016 foi marcado, no mundo automobilístico, pelo anúncio do lançamento de um carro que pode ser a maior inovação da Chevrolet nos últimos anos, e pode marcar um novo nicho de mercado que não costuma ser o destaque da marca: O Chevrolet Bolt EV.

Apresentado na CES (Consumer Electronics Show), uma das maiores exposições de tecnologia do mundo, o Bolt é o primeiro esboço realizável de baixo custo da marca para um modelo totalmente elétrico, recheado de tecnologia, boa autonomia e um valor competitivo em relação a outros elétricos.

Valor e lançamento

A grande notícia em relação ao Bolt EV é sua data provável de lançamento. Segundo a Chevrolet, o carro deve estar em circulação no mercado dos EUA ainda em 2016, com produção no próprio país.

A surpresa em relação é notícia é que seu primeiro conceito foi apresentado no salão de Detroit (uma das principais feiras de automóveis do mundo) ainda em 2015, o que demonstra o desejo real da marca de entrar no mercado de carros de alta autonomia.

O valor é estimado em 30 mil dólares (nos EUA, obviamente), o que representa apenas mil dólares a mais do que seu  principal concorrente de conceito, o Nissan Leaf, que gira em torno dos US$ 29 mil.

No Brasil, não se sabe sobre uma real expectativa de lançamento ou preços do modelo, uma vez que a Chevrolet ainda não tem uma política de globalização dos modelos, como é o caso de sua conterrânea, a Ford.

Chevrolet-Bolt-EV

Autonomia e tecnologia agregada

Segundo a montadora, o Chevrolet Bolt EV terá uma autonomia de 200 milhas por carga, o que representa um pouco mais do que 320 km por carga completa da bateria do veículo. O conceito é o lançamento de um carro com ótima performance a custo razoável, baseado em leveza e tecnologia agregada. Vale lembrar que o Chevrolet Bolt EV é um carro 100% elétrico, diferentemente da proposta de uma série de híbridos comerciais que já rodam nos mercados automobilísticos de quase todo o mundo.

Para superar as dificuldades de um carro elétrico – falando-se sobre a questão do abastecimento de energia, por exemplo, o Chevrolet Bolt tenta passar na frente das preocupações do consumir, incluindo uma tela de 10.2 polegadas touchscreen que, entre diversas outras funcionalidades esperadas de uma central multimídia, identifica onde estão os locais de carga mais próximos do motorista pelas ruas e estradas.

Além disso, a marca claramente tenta aproximar-se do consumidor ecológico, ao prometer uma espécie de “jogo social sustentável” em sua central multimídia, onde os motoristas com a maior autonomia aparecem no ranking dos utilizadores da tecnologia.

Desempenho e características técnicas

Questões a respeito do desempenho ainda não foram divulgadas pela montadora, mas a marca faz questão de mencionar sutilmente seu desejo de ter um carro que não faça feio nas ruas e estradas, ao afirmar que a aerodinâmica extremamente bem planejada somada à leveza tornam o carro “desenhado para a performance” (do slogan em inglês “shaped to perform”).

Além disso, a marca promete ter desenvolvido um sistema para lidar com a questão da marcha única presente em carros totalmente elétricos, tornando seu comportamento de potência e ímpeto mais parecido com o de carros automáticos comuns.

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