Início » Carros » Chevrolet Bolt EV 2019 deve chegar ao Brasil

Chevrolet Bolt EV 2019 deve chegar ao Brasil

O Chevrolet Bolt EV 2019 é a grande aposta da GM para a entrada no mercado de veículos elétricos que ofereçam alguma competitividade no mercado global. Há alguns anos, a chegada do mercado para a América Latina é discutida, e as expectativas são alimentadas sem nenhuma informação concreta a respeito de uma possível data.

Ao que tudo indica, no entanto, a situação está por mudar: 2019 será o ano da chegada do elétrico por aqui. Ainda mais ousada é a expectativa de preços, que determina que o modelo deverá ser competitivo desde sua chegada.

Chevrolet Bolt EV 2019

Segundo a GM, o Bolt EV 2019 depende apenas das definições legais esperadas do governo – em especial, o programa Rota 2030, que deverá ser determinante sobre as estratégias das empresas por aqui.

Saiba o que esperar do Chevrolet Bolt EV 2019, e quais os planos do empolgante elétrico por aqui:

Elétrico não quer dizer futurista

Uma das decisões mais interessantes da GM a respeito do seu EV está no fato de que, desde o lançamento, o Bolt não pretende ser um modelo super conceitual, com aspectos futuristas e linhas extremamente ousadas. Pelo contrário: trata-se de um veículo visualmente comum, que se adequa aos traços gerais da montadora e que, por acaso, também é elétrico.

O que pode parecer um tanto conservador à primeira vista é, na verdade, bastante inovador. Ao tomar essa atitude, a Chevrolet foge da ideia de que elétricos devem parecer elétricos simplesmente em função de sua tecnologia distinta. Possivelmente, é o esforço mais acertado até hoje no sentido de trazer os elétricos ao mercado atual, retirando-os da excentricidade.

A escolha permite que a marca ofereça benefícios “mundanos”: embora o Bolt sofra com as baterias instaladas em sua parte inferior, a ausência de um grande motor a combustão permite um espaço interno mais generoso – o que vem a calhar em um modelo que se propõe a entrar entre os crossovers.

O que move o Chevrolet Bolt EV 2019?

Não há dúvidas de que a GM optou por causar boas impressões em seu primeiro EV que concorre no mercado global. O motor será alimentado por baterias de 60 kWh, que oferecerão energia para girar as rodas dianteiras.

A força gerada pelo motor será equivalente a 200 cavalos de um motor a combustão – o que é mais do que suficiente para tirar qualquer dúvida quanto ao desempenho do modelo. A estimativa é que o Chevrolet Bolt EV 2019 seja capaz de sair do zero e chegar aos cem em menos de sete segundos.

A bateria também deve ser suficiente para, com uma única carga, gerar uma autonomia de cerca de 320 quilômetros. Não é tão generoso quanto outros elétricos mais avançados – mas certamente resultará em uma economia significativa, sobretudo para o uso urbano. Nas estradas, no entanto, a limitação pode ser um problema, especialmente se não houver opções de carregamento rápido da bateria.

Vinda ao Brasil praticamente confirmada

O Chevrolet Bolt EV 2019 é uma estrela por aqui mesmo antes de nascer. Quando foi apresentado em São Paulo, em 2016, o elétrico certamente chamou a atenção, mas ainda parecia um sonho distante.

Chevrolet Bolt EV 2019 interior

Para a alegria dos entusiastas, no entanto, a GM deixou clara sua intenção de que o modelo já esteja à venda por aqui em 2019, fazendo parte de seu catálogo regular de carros. É claro que os preços e estratégias ainda não foram divulgados – até mesmo porque dependem da liberação de questões governamentais sobre o assunto.

Sabe-se, no entanto, que a intenção é que o modelo seja competitivo em relação aos equivalentes de sua categoria. Significa dizer que o fato de ser elétrico não deve tornar o carro mais caro que concorrentes a combustível, quando projetos os custos com o combustível a um certo prazo.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas