Início » Leis de trânsito » Certidão de prontuário da CNH: como solicitar?

Certidão de prontuário da CNH: como solicitar?

A certidão de prontuário da CNH é um documento que muitas pessoas nunca utilizam na vida. Isso é especialmente verdade entre aqueles que não trabalham diretamente com transporte. Para os trabalhadores da área, no entanto, trata-se de algo que sempre vale ter à mão.

Mais do que um documento útil para motoristas, é um documento ao qual todos os condutores do país tem direito. Por isso, é possível que todos precisem, eventualmente, da certidão de prontuário da CNH.

Isso torna essencial conhecer o documento e os procedimento necessários para sua solicitação. Saiba o que é a certidão de prontuário da CNH, qual a sua utilidade, e como você pode obter a sua:

O que é?

cnh-carteira-nacional-habilitacao

A certidão de prontuário da CNH é, na prática, um documento que apresenta todas as informações relativas à relação do indivíduo com o Detran do estado pesquisado. Em outras palavras, trata-se de um documento que demonstra suas informações enquanto habilitado para a conduções de veículos.

A certidão de prontuário da CNH confirma a sua CNH, além de demonstrar as categorias, multas e eventuais informações adicionais sobre a sua habilitação.

Este documento é responsabilidade direta do Detran de cada estado. Não é possível solicitar sua certidão de prontuário da CNH de São Paulo no Distrito Federal, por exemplo. Por isso, é interessante ter o documento em mãos se você for se mudar de estado e houver a possibilidade de ele ser necessário.

Como solicitar?

captura-de-tela-de-2015-07-24-16-19-23

A solicitação da certidão de prontuário da CNH é bastante simples, mas pode variar de acordo com o estado onde você mora. Existem basicamente duas formas de solicitar a certidão: presencialmente ou online.

Nos locais onde a solicitação é presencial, basta dirigir-se ao Detran e solicitar o documento. Em geral, são necessários alguns dias para que a emissão seja feita, por isso é essencial planejar-se.

Já onde a solicitação é online, basta acessar o site do Detran de seu estado e realizar o procedimento básico exposto no por lá. Deve-se levar em conta que a maioria dos locais onde o procedimento é oferecido gratuitamente, não é possível fazer a solicitação presencial. Por isso, é essencial informar-se previamente.

Valores e dados necessários

Seja online ou presencial, a solicitação da certidão de prontuário da CNH exige apenas alguns documentos básicos. Entre eles, a carteira de identidade, o CPF (se não estiver junto à primeira) e a Carteira Nacional de Habilitação válida.

Em alguns estados, a solicitação é gratuita. Em outros, são cobradas taxas. Os valores variam da gratuidade até valores abaixo de vinte e cinco reais, quando cobrados.

Para que a Certidão de prontuário da CNH é utilizada?

Há diversos motivos pelos quais a certidão de prontuário da CNH pode ser solicitada. Entre eles, motivações trabalhistas, judiciais ou relacionadas à aposentadoria e trabalho são as que mais se destacam.

É o caso, por exemplo, de vagas de emprego que exigem a demonstração de atributos do candidato relacionados à capacidade de condução. Por isso, o documento geralmente é associado a vagas de trabalho como motorista, taxista e fretistas, em geral.

Veja também:

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste