Início » Leis de trânsito » CNH: Quais são as categorias?

CNH: Quais são as categorias?

As categorias da CNH são as informações e autorizações que definem que tipo de veículo cada condutor está legalmente apto a pilotar. Diferentes categorias da CNH exigem testes diferentes, e capacidade técnica do condutor relacionada ao porte da máquina e às exigências mínimas necessárias para uma condução segura.

Todas as categorias da CNH exigem, no mínimo: que a pessoa tenha capacidade civil (maior de 18 anos capaz de responder legalmente por suas ações), que ela seja alfabetizada e que ela possua carteira de identidade, ou outro documento oficial com foto de validade nacional.

Além disso, todas as categorias submetem os candidatos a testes de aptidão – tanto mental quanto física, teste de conhecimento em legislação voltada ao trânsito e conhecimentos correlatos, e testes de direção em vias públicas, realizado em veículo do mesmo porte que a categoria que o candidato pretender receber.

Entenda as características e limitações das categorias da CNH:

Categoria A

A categoria A é aquela popularmente conhecida como “carteira de habilitação para motos”. O indivíduo que obtiver esta categoria de habilitação estará apto a conduzir veículos de combustão ou elétricos com três ou menos rodas, com ou sem carro adicional na lateral (desde que não seja automotorizado). É a única categoria que não pode ser somada às categorias da CNH superiores.

Categoria B

A categoria de habilitação nível B é a mais comum para condução de carros de passeio. Ela permite que o indivíduo esteja no controle de veículos de peso bruto abaixo de 3.500 kg, com lotação inferior a oito lugares, além do próprio motorista.

Motoristas de categoria B podem conduzir carros com equipamentos acoplados (como reboque, por exemplo), desde que o peso total dos equipamentos somados ao veículo não ultrapasse o limite da categoria.

Além disso, veículos de trabalho agrícola – como tratores com roda – são autorizados para a condução destes motoristas em via pública – desde que destinados a trabalhos agrícolas. Quem possuir um motorhome, também conhecido como trailer de habitação, também está autorizado, a partir da categoria de habilitação B – desde que não exceda os 6.000 kg.

Categoria C

Além de acumular todos os veículos da categoria B – fato comum entre as categorias da CNH entre os níveis B e E – condutores de nível C podem conduzir veículos de carga com peso superior a 3.500 kg.

Podem conduzir, em vias públicas, tratores que não sejam movidos exclusivamente por rodas – como tratores e equipamentos com esteira, e outros veículos de carregamento de carga, cujo peso total bruto esteja limitado aos 6.000 kg.

Categoria D

A categoria D é destinada, principalmente a condutores de veículos de transporte de passageiros com mais de 8 pessoas de lotação, além do motorista. É popularmente conhecida como a “habilitação para motorista de ônibus”.

Além disso, o condutor de nível D está habilitado a conduzir todos tipos de veículos abrangidos pelas categorias da CNH B, C e D.

Categoria E

Além de todos os veículos das categorias anteriores, excluindo-se os veículos da categoria A, condutores de nível E são os únicos habilitados a conduzirem carga de peso total bruto superior a 6.000 kg, como grandes caminhões de transporte.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas