Início » Outros veículos » Carros para crianças ou mini veículos: tipos e dicas

Carros para crianças ou mini veículos: tipos e dicas

Os carros para crianças, também chamados de mini veículos, são brinquedos divertidos – tanto para as crianças, quanto para pais e mães. São formas de oferecer uma diversão criativa e que permite introduzir a criança a brincadeiras mais “aventureiras”.

Se você já escolheu ou está pesquisando modelos de carros para crianças, certamente já sabe que as variedades são quase infinitas. Isso é algo bom – significa que você pode fazer escolhas que acertem em cheio.

Para acertar, no entanto, é preciso conhecer os tipos, e os principais cuidados na hora de escolher carros para crianças. Por isso preparamos as dicas essenciais para comprar o mini carro perfeito para a sua criança:

Tipos de mini veículos

A primeira opção é definir o tipo de veículo a ser adquirido. Existem várias opções de mini veículos, no que diz respeito à sua mecânica. Entre as principais, estão:

Mini veículos a pedal

092-56802-574_3

O tipo mais clássico de carros para crianças é aquele em que se utiliza pedais para propelir o modelo. Suas principais vantagens estão nos custos mais baixos, no incentivo à prática de exercícios e na maior autonomia da criança.

Com este tipo de mini carro, não é necessário preocupar tanto com a manutenção mecânica do veículo. Além disso, a criança não precisa de você para poder brincar com ele.

Mini veículos motorizados

_f1_t134669_c646124100614_im4_

Os mini veículos motorizados são aqueles mais parecidos com carros reais. Seu motor pode ser tanto a eletricidade, quanto a combustíveis comuns – como gasolina. Embora possam parecer mais divertidos e emocionantes, também são mais caros e exigem um cuidado maior.

É importante deixá-los com a manutenção em dia, e seu estado de conservação deve ser conferido, para evitar riscos. Em geral, são equipamentos mais pesados, e pode ser necessário haver um nível de preparo maior para sua utilização.

Mini veículos com alça

973mcpk-1

Geralmente, os mini carros com alça são aqueles utilizados com crianças menores. Alguns deles possuem pedais, outros não. O mesmo pode ser dito a respeito do volante. Embora quase todos tenha algum tipo de volante, muitos deles são apenas figurativos, sendo os pais responsáveis pelo controle da direção e da velocidade através da alça.

São, sem dúvidas, os mais seguros, mas exigem a presença constante dos pais, além de não oferecer autonomia para a criança. Por isso, são mais interessantes para crianças pequenas, que ainda não teriam força ou discernimento para utilizar outro tipo de equipamento.

Dicas para escolher certo

Seguem algumas dicas para não errar na hora de selecionar mini veículos:

Foco na segurança

É verdade que a brincadeira tem que ser divertida. Acima de tudo, no entanto, ela deve ser segura para a criança. Certifique-se de que o modelo funciona adequadamente, nos aspectos mecânicos, que o assento é bem protegido, e que não há riscos para a integridade física da criança.

Busque sempre os brinquedos que ofereçam selo de aprovação no INMETRO. Isso garante que se trata de um produto testado e aprovado para a segurança de crianças.

Atenção para as especificações de idade

Especificações de idade em todos os tipos de brinquedo não existem à toa. Elas estão ali para garantir que sua criança esteja exposta a um ambiente seguro. Elas determinam características como o tamanho e o nível de conhecimento mínimo. Não desrespeite esta indicação.

Respeite o gosto da criança

carro-eletrico-infantil-motorizado-lamborghinic-controle-remoto-farol-entrada-para-mp3-branco-212820700

É totalmente compreensível empolgar-se na hora de escolher carros para crianças. Muitas vezes, pais e mães empolgam-se com a ideia, e querem adquirir aquela linda mini Ferrari vermelha, ou um belo conversível.

O problema é que, às vezes, a criança não está interessada nos mesmos ícones que você. Por vezes, basta algo mais colorido, ou um design mais futurista. É importante respeitar aquilo que ela deseja, para não gerar nenhum tipo de desinteresse no brinquedo

Veja também:

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas