Início » Todos os posts » Carros » Top 5: Carros com manutenção mais cara do Brasil

Top 5: Carros com manutenção mais cara do Brasil

Os custos de manutenção de um carro é um dos fatores que deveria ser levado mais a sério na hora da compra de um novo veículo. Troca de peças, consertos e a chamada “manutenção preventiva” – que são as revisões marcadas pelas concessionárias – fazer parte dos fatores que influenciam uma manutenção mais cara ou barata.

Índice de Manutenção Veicular

O Índice de Manutenção Veicular, IMV, é uma ferramenta que mede  os custos de manutenção dos principais carros do mercado. O IMV possui uma variação de pontos entre 10 e 60, medida de acordo com os preços dos fatores que influenciam o custo final de manter o veículo.

Na pontuação do IVM, 60 é o nível máximo de manutenção cara, enquanto 10 é o nível mínimo. Na última divulgação da lista, o Golf GTI 2.0 foi o modelo que apresentou a manutenção mais cara entre os mais de 80 modelos avaliados. Sua pontuação foi de 52.

Leia também:

Carros com manutenção mais cara

Confira os carros com a manutenção mais cara, segundo o IVM (Índice de Manutenção Veicular):

Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI – 52

O novo Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI Automático DSG é o carro com manutenção mais cara, com um IVM de 52 pontos. Segundo a avaliação, o principal fator para adicionar pontos ao modelo é o motor turbo.

Golf GTI TSI
O Golf GTI 2.0 TSI marca 52 pontos no IMV

É importante considerar que uma manutenção mais alta não significa, necessariamente, que haja apenas desvantagens. O motor TSI do Golf, por exemplo, apresenta tecnologia que melhora o desempenho do modelo em relação ao consumo de combustível – o que pode compensar o custo mais alto do motor.

Volkswagen Jetta 2.0 TSI: 49 pontos

Com uma pontuação final de 49, o segundo lugar também é da alemã VW, e – como não é de se surpreender – compartilha o mesmo motor turbo que encarece o primeiro lugar da lista de carros com manutenção mais cara.

Jetta TSI
O Jetta 2.0 TSI marca 49 pontos no IMV

Se o problema de manutenção do Jetta ocorre pelo mesmo motivo do Golf, as considerações dos fatores vantajosos também podem se aproveitar pelo mesmo ponto – as vantagens de desempenho e autonomia do TSI da alemã podem compensar o valor com facilidade.

Chevrolet S10 2.4: 41 pontos

Você provavelmente já percebeu algo em comum nos carros da lista: motores diferenciados e mais caros do que o comum. A S10 2.4 não foge da regra, e fica com o terceiro lugar dos carros com manutenção mais cara, com um total de 41 pontos de 60.

Chevrolet S10
A S10 2.4 marca 41 pontos no IMV

Chevrolet Spin 1.8: 38 pontos

A minivan média da Chevrolet ocupa a quarta posição da lista com um motor 1.8 e uma pontuação final de 38.

Chevrolet Spin
O Spin 1.8 marca 38 pontos no IMV

Chevrolet Cruze Sedan 1.8: 38 pontos

Empatado em pontuação com o irmão Spin, o Cruze Sedan marca 38 pontos no IMV, e é o Sedan da marca com custo de manutenção mais alto, proporcionalmente. O Sedan médio, no entanto, não apresenta a mesma justificativa que o segundo colocado desta lista apresenta.

Cruze Sedan
O Cruze Sedan 1.8 marca 38 pontos no IMV

Enquanto o Jetta, sedan médio da VW, pode apontar seu alto custo de manutenção para um motor de consumo diferenciado, o  Cruze não pode afirmar o mesmo. Em testes, seu consumo não apresenta nenhuma vantagem em relação aos seus concorrentes.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos