Início » Carros » Carro usado: Vale a pena comprar?

Carro usado: Vale a pena comprar?

Então seus dias de transporte público lotado estão chegando ao fim… Ufa! Já não era sem tempo! Mas será que um carro usado vale a pena, ou é melhor esperar um pouco mais e garantir um zero km? Que fatores devem ser levados em consideração antes de fechar o negócio?

Outra situação bastante comum: Ok, é hora de trocar o possante da família. Não dá mais para esperar. Afinal, manutenção e seguros começam a pesar no orçamento, sem contar que o carro perde valor a cada dia.

Comprar carro usado

Mas se um veículo novinho em folha ainda não cabe no bolso, aqui estão cinco dos principais motivos para comprar um carro usado:

Preço

Essa é, sem dúvida, a razão mais forte. Dependendo da faixa de renda da pessoa, um carro de dois ou três anos acaba saindo bem mais em conta em relação a um carro zero.

É uma ajuda e tanto economizar um pouco nesse sentido, não é mesmo? Principalmente porque não basta comprar o carro, é preciso arcar com os gastos posteriores.

Manutenção

É importante alertar: carros antigos demais não costumam ser um bom investimento justamente pelo seu tempo de uso. Com o desgaste natural das peças, estofados e lataria, o barato pode sair caro, muito caro.

Portanto, ao procurar por um carro usado, pesquise também o custo da manutenção dele. Alguns modelos mais antigos são bem mais baratos na hora de trocar o óleo ou economizam melhor o combustível em comparação com os carros zero.

Modelo

Não esqueça de considerar o modelo de carro disponível durante sua pesquisa de veículo usado. É uma questão que faz uma boa diferença na negociação, pois nem sempre os avanços em design e outras novidades são relevantes para o desempenho do possante.

Por isso, analise com atenção se você vai comprar um carro em 2016 e encontra um modelo 2013 em ótimo estado de conservação e com pouca quilometragem.

Uso

Para que você vai utilizar o seu carro? Esse é outro ponto que deve pesar na balança, pois, dependendo do seu objetivo, vale a pena escolher um automóvel usado, pela diferença de preço e manutenção mais baixa.

Então, pense: meu carro é para viagens? Ou só vou circular na cidade? Vou precisar dele em viagens de negócios?

Consumo

Certos modelos mais antigos saem na frente dos novos no quesito economia. Antes de acelerar para assinar a compra, calcule tudo, veja se haverá vantagem quanto ao consumo de combustível, por exemplo.

Considerando o fator uso do veículo que citei anteriormente, é um ponto importante.

De qualquer forma, mesmo analisando e tomando consciência de todos esses fatores, é preciso sentar atrás do volante e dirigir o carro. De preferência, em condições nas quais você possa ativar o limpador de para-brisa, testar os faróis, checar a iluminação do painel de instrumentos etc.

São itens que, com o entusiasmo de adquirir um novo possante, acabamos nos esquecendo.

comprar carro usado
Antes de adquirir o bem, é preciso analisar os prós e contras

A decisão de trocar ou comprar um carro não é tão simples como parece, mesmo quando se tem o dinheiro na mão.

Afinal de contas, carro é um bem de alto valor e, se você não tem salário de estrela de Hollywood, é melhor ter certeza de que está fazendo a compra certa para evitar arrependimentos.

Para complicar um pouco mais, existe uma grande oferta de modelos no mercado, além das inúmeras versões de um mesmo modelo.

Um carro na garagem é um conforto que muita gente busca para fugir de ônibus, metrôs ou trens lotados. Porém, antes de adquirir o bem, é preciso analisar os prós e contras, para o sonho não virar um verdadeiro pesadelo.

Pense com calma, e boa sorte!

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas