Início » Carros » Carro não liga: o que pode ser?

Carro não liga: o que pode ser?

Você está com pressa, possivelmente atrasado para aquele compromisso importante, vai até a garagem, entra no veículo e gira a chave: para sua surpresa o carro não liga.

Possivelmente você já passou por uma situação deste tipo, e deve saber o quão desesperador é perceber que aquilo que deveria ser um sinônimo de comodidade acabou de se converter em um problema.

Carro não liga

A boa notícia é que existem alguns motivos principais que fazem com que o veículo tenha dificuldades para ligar. Conhecer estes motivos pode facilitar no processo de diagnóstico e de conserto do carro. Isso não isenta você de procurar a ajuda de um profissional, mas certamente pode ser uma mão na roda em um momento de emergência.

Por isso, separamos alguns dos problemas mais comuns para dar a você uma direção inicial sempre que seu veículo apresentar problemas. Confira porque seu carro não liga (ou, ao menos, os motivos mais prováveis para isso):

Por que um carro não liga?

O primeiro passo para que você possa dar o diagnóstico correto é entender que ligar o carro exige a ativação de várias etapas subsequentes no motor do seu veículo. Quando você gira a chave, o veículo precisa encher seus cilindros com oxigênio mais combustível e gerar uma pequena faísca.

A união destes três fatores é chamada de combustão, que é uma explosão contida nos cilindros, utilizada para movimentar os pistões e – consequentemente – o carro. Antes deste funcionamento, no entanto, é necessário que o veículo passe os comandos necessários para o motor, quando a chave é girada.

Em outras palavras, é necessário que seu carro tenha energia, capacidade de ignição e, claro, capacidade mecânica de realizar este processo de combustão eficientemente. Se seu veículo nem mesmo liga, é provável que o problema esteja em uma das peças que fazem parte deste processo.

Bateria descarregada

Um dos motivos mais comuns que você deve observar quando o carro não liga é a falta de bateria. Sem bateria, seu veículo não consegue ativar o sistema de partida, o que significa que nem mesmo os comandos iniciais serão repassados para frente.

Este é um problema mais comum quando você não troca a bateria há bastante tempo, ou já vinha observando alguns problemas nas partes elétricas (como o sistema de som, ou até mesmo dificuldade de dar a partida em usos anteriores).

Falta de combustível

Pode parecer óbvio, mas você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que só percebe que o combustível acabou quando o carro não consegue mais ligar. Nem sempre isso ocorre por falta de atenção: em alguns casos, a falta de manutenção faz com que o medidor de combustível fique trancado, ou apresente resultados distorcidos em relação à quantidade de combustível realmente disponível.

Por isso, é essencial deixar a manutenção do painel do seu veículo sempre em dia. Este hábito ajudará não apenas em relação ao combustível, mas a ter um diagnóstico do porquê o carro não liga sempre que o sistema for capaz de identificar com algum aviso de luz específico no painel.

Problemas de ignição

Quando você entra no carro, gira a chave e ele nem mesmo parece fazer um ruído que indica o início de sua partida, é possível que o problema seja na ignição. Neste caso, o motor não consegue dar início ao processo de combustão, o que faz com que se torne impossível ligar o carro.

Em alguns casos, o carro não liga por problemas nas chamadas velas de ignição. Nessa situação, o sistema até é funcional, mas influência externas, como entupimentos ou resíduos passados, fazem com que o processo não ocorra corretamente. O segredo, aqui, também é ter a manutenção sempre em dia, incluindo a limpeza das velas.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas