Início » Todos os posts » Dicas » Carregador automotivo portátil: como funciona?

Carregador automotivo portátil: como funciona?

Cedo ou tarde, todas os condutores inevitavelmente passarão pela desagradável experiência de perceber que o carro está com a bateria arriada. Muitos acabam por depender da sorte de encontrar alguém próximo que esteja disposto a ajudar e dar uma carga, enquanto alguns – mais precavidos – recorrem ao carregador automotivo portátil.

Com preços razoáveis para evitar o incômodo, estes carregadores de bateria veicular prometem dar uma carga capaz de renovar a vida da bateria em emergências, permitindo que você dirija em segurança até a oficina para trocar o aparelho.

Carregador automotivo portátil

Além disso, um carregador automotivo portável permite renovar a vida útil da bateria naqueles casos em que você esqueceu os faróis ou o som ligado e ela acabou arriando, mas ainda possui uma vida útil significativa.

Confira as vantagens, custos e cuidados necessários com este tipo de aparelho, e saiba como utilizar um carregador automotivo portátil:

O que é o equipamento?

O carregador automotivo portátil é um aparelho que, ligado à tomada, permite dar uma carga extra ou – até mesmo – retomar a carga da bateria do seu veículo quando ela apresentar algum problema.

Os bons equipamentos da categoria permitem definir a amperagem e a velocidade de carregamento, garantindo que você tenha como lidar com uma situação de emergência, ou recuperar danos para as vezes em que a bateria arriou por uso inadequado ou equipamentos ligados por muito tempo.

Quanto custa um carregador automotivo portátil? Vale a pena?

Como de costume no mundo automotivo, é possível encontrar este tipo de aparelho desde preços simples, partindo de cerca de cem reais, até valores que se aproximam do custo de uma bateria propriamente dita.

Alguns aparelhos são mais potentes que outros, além de permitirem “recuperações” mais intensas – o que pode ser útil dependendo de sua intenção. Com uma boa pesquisa de preços, é possível encontrar equipamento de qualidade com valores acessíveis.

Lembre-se, no entanto, que se trata de um equipamento emergencial, e que ele será utilizado em situações sem espaço para a boa e velha gambiarra. Portanto, é sempre útil investir em qualidade para evitar dores de cabeça no futuro.

Como utilizar o carregador automotivo portátil?

Para utilizar o carregador automotivo portátil, o procedimento é bastante semelhante a fazer uma chupeta em um carro comum. Inicie o procedimento ligando a pinça vermelha ao polo positivo, seguindo com a pinça preta para o polo negativo.

No carregador, defina o tempo de carga que você pretende utilizar. Se possível, permita a carga com amperagem mais baixa, que recarrega o equipamento de forma lenta e duradoura. Por outro lado, se você precisa sair o quanto antes do lugar onde está, pode recorrer a amperagens mais altas, que garantirão a partida até você ir a um local mais seguro ou confortável para carregar a bateria.

Após o uso do equipamento, ele deve ser recarregado na tomada, sempre dando atenção à voltagem. Além disso, é importante conferir de tempos em tempos se ele ainda tem carga para os momentos de emergência.

Cuidados e atenção ao uso

É sempre necessário lembrar que qualquer ação relacionada à bateria de um carro envolve riscos, por tratar de eletricidade com potência significativa. Neste caso, o carregador automotivo portátil é ainda mais perigoso, pois se trata de um equipamento destinado para transmitir energia elétrica.

Por isso, é importante tomar cuidado e nunca encostar nas partes condutoras enquanto o equipamento estiver ligado. Outro cuidado essencial é garantir que as pontas condutoras não estejam em contato enquanto o equipamento está ligado – caso contrário, o aparelho pode sofrer um curto circuito e sofrer (ou gerar) danos.

Lembre-se, ainda, de seguir os procedimentos corretos de segurança ao utilizar o equipamento em seu veículo. Isso fará toda a diferença para garantir que o aparelho seja uma ajuda e não um problema para você.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas