Início » Bicicletas » Bicicleta fixa: conheça modelo de bike que virou cultura

Bicicleta fixa: conheça modelo de bike que virou cultura

As bicicletas possuem a característica comum de unir pessoas em torno da paixão por pedalar – e a bicicleta fixa é o exemplo mais claro desta capacidade. Pensado inicialmente como uma versão mais simples e personalizada das bicicletas, o modelo logo popularizou-se e virou um verdadeiro estilo de vida.

Leia também: Tipos de bicicleta: Conheça para que servem

A popularização da bicicleta fixa é um fenômeno que pode ser observado na prática nos dias atuais. Os mais atentos, que perceberem de cara a diferença entre uma bicicleta fixa e uma tradicional, podem ver, aos poucos, as fixies (como são chamadas na comunidade de utilizadores) tomando cada vez mais espaço entre os ciclistas.

O que é uma bicicleta fixa?

bike-fixa
Foto: 30tododia/Reprodução

A bicicleta fixa é um modelo razoavelmente parecido com as versões tradicionais, mas se caracteriza por uma diferença fundamental: a catraca é ligada diretamente à roda. É desta característica que surge o nome, do inglês fixed gear, pois os pedais sempre se movimentam de forma a acompanhar a roda.

Portanto, a roda não está livre para se movimentar de maneira independente dos pedais. Ela está fixa à propulsão do equipamento (que é a pedalada). Deste conceito, surgem todas as características de uma fixie: muitas vezes, não há um freio instalado, pois ela poder ser parada diretamente através do pedal. Também não há marchas, pois este é um estilo minimalista e visceral – há um espécie de incorporação entre o ciclista e seu equipamento.

Onde o modelo surgiu?

Segundo conta a lenda, a bicicleta fixa surgiu entre os mensageiros e transportadores que utilizam bicicleta em grandes metrópoles, como Nova Iorque e Londres. Estes profissionais, chamados de bike couriers, buscavam um modelo simples, veloz, difícil de ser roubado e que proporcionasse mais controle em sua rotina diária de entregas pelas cidades.

Desta necessidade, surgiu uma bicicleta minimalista e personalizada, com características que geralmente refletem a personalidade do mensageiro, enquanto ele cruza as grandes cidades em alta velocidade.

Alguns indicam que elas foram inspiradas nas bicicletas de competição, que garantem mais velocidade através de uma roda fixada à pedalada do ciclista. Com o tempo, o equipamento foi tornando-se popular em outras metrópoles e passou a ser adotado por diversos entregadores e por comunidades de ciclistas que apaixonaram-se pelo estilo da bicicleta fixa.

Modelo ou cultura?

bicicleta-fixa-3
Foto: Roberto Furtado/Portal da Bicicleta/Reprodução

Muitos defendem que a bicicleta fixa deixou de ser um modelo de bike e passou a ser objeto central de toda uma cultura específica de apaixonados pelas fixies. Eles não costumam apresentar a aparência de um ciclista típico, pois não estão vestidos esportivamente ou uniformizados.

Pelo contrário: o movimento representa o desejo de expressar, através de um meio de transporte, personalidades individuais que transbordam através das bikes com pinturas próprias e únicas, personalizações caseiras e, muitas vezes, peças que foram construídas pelos próprios donos.

Grandes cidades costumam receber encontros dos apaixonados por este tipo de bicicleta, que programam festas, esportes e desafios ligados à esta cultura que desenvolveu-se rapidamente.

Esportes com bicicleta fixa

Bike-Polo
Foto: 30tododia/Reprodução

Há diversos esportes que utilizam a bicicleta fixa como base: mini drome, freestyle, sprint, competições de sprint e e o famoso bike polo, que é competido principalmente em São Paulo, que já reúne cinco equipes oficiais do esporte e tornou-se um dos esportes centrais da cena coletiva da bicicleta fixa.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas