Início » Todos os posts » Bicicletas » Bicicleta elétrica: entenda a utilização e os seus benefícios

Bicicleta elétrica: entenda a utilização e os seus benefícios

A bicicleta elétrica é uma opção desenvolvida para a mobilidade urbana através de uma bicicleta sem o esforço físico exagerado de um esporte completo, permitindo que ciclistas possam usar este meio de transporte eficiente e barato sem chegarem suados e cansados para trabalhar.

Entenda como funciona este veículo simpático, que pode ser sua nova forma de ir ao trabalho gastando pouco e sem ficar preso ao trânsito:

bicicleta-eletrica
Dafra DBL/Reprodução

Como funciona uma bicicleta elétrica?

A bicicleta elétrica é um meio de transporte híbrido, que funciona com a utilização de um motor e da tração humana simultaneamente. Uma bateria recarregável fornece a energia necessária para o funcionamento do motor, que é capaz de propulsionar a bicicleta sozinho ou de auxiliar o ciclista, tornando as pedaladas mais leves, principalmente nas subidas.

Este é um sistema chamado de “pedalada assistida”, no qual o ciclista continua pedalando normalmente, mas não sofre o impacto de uma subida muito íngreme nos pedais, por exemplo.

As velocidades e autonomias percorridas por estas bicicletas com o auxílio do motor variam de acordo com o modelo, mas a média gira em torno de 40 quilômetros de distância total, com velocidades máximas perto dos 30 km/h.

A grande vantagem é que as baterias podem ser recarregadas em qualquer tomada e não costumam levar muito tempo para receber a carga completa (no caso das baterias de lítio, são menos de oito horas, o que significa que pode-se abastecer completamente a bicicleta durante o turno de trabalho.

homem com bicicleta eletrica
OCP Online/Reprodução

Qual o melhor tipo de uso de uma bicicleta elétrica?

Alguns ciclistas mais puristas fazem críticas bastante duras à bicicleta elétrica e sua utilização urbana. Segundo eles, este modelo de bicicleta estimula o sedentarismo e retira parte do benefício que uma bicicleta proporciona.

De fato, a utilização de uma bicicleta  elétrica não é tão benéfica para a saúde quanto uma pedalada tradicional, recorrendo-se apenas à mudanças de marcha. Por outro lado, o propósito de uma bicicleta elétrica não é o mesmo de um equipamento comum: busca facilitar o transporte urbano a uma custo quase tão baixo quanto o de um modelo tradicional e um esforço muito menor.

Ela surgiu da dificuldade da conciliação entre a bicicleta e os efeitos metabólicos de sua utilização ao ir ao trabalho ou outros compromissos, ou seja: sua principal função é evitar o suor, diminuindo o esforço físico.

Além do uso como transporte fácil e simples, a bicicleta elétrica é uma ótima opção para quem tem problemas de locomoção e problemas musculares, mas não quer mais recorrer aos carros e outros meios poluentes.

O que a lei diz sobre a bicicleta elétrica?

A lei brasileira ainda não é suficientemente clara a respeito da utilização deste tipo de meio de transporte. Via de regra, a bicicleta não exige nenhum tipo de habilitação especial de seu condutor. Por outro lado, este não é um veículo de tração exclusivamente humana, podendo ser considerado um meio de transporte motorizado.

Algumas cidades tentam desenvolver legislações específicas sobre o tema, mas ainda não há consenso. O Conselho Nacional de Trânsito do Brasil tenta esboçar algumas soluções relacionadas à regularização de uma CNH específica, mas a utilização da bicicleta elétrica ainda é livre de qualquer tipo de regulamentação específica, além daquela aplicada para todas as bicicletas.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos