Início » Todos os posts » Bicicletas » Bicicleta dobrável: quais são as vantagens e as desvantagens?

Bicicleta dobrável: quais são as vantagens e as desvantagens?

Nas últimas décadas, ter uma bicicleta dobrável tornou-se cada vez mais comum para pessoas que querem ir pedalando para o trabalho, mas não possuem grande disponibilidade de espaço em casa ou onde deixar o meio de transporte enquanto está trabalhando.

Antigamente, quando as pessoas pensavam em uma bicicleta dobrável, geralmente imaginavam um produto complicado e pouco seguro (o que é bem justo para alguns modelos de mais de vinte anos atrás). Hoje em dia, por outro lado, as bicicletas dobráveis são extremamente seguras e podem ser montadas e desmontadas em questão de poucos segundos.

Leia também: Bicicleta como transporte alternativo: Seis vantagens

Como funciona uma bicicleta dobrável?

Veja no vídeo abaixo como é simples o funcionamento de uma bicicleta dobrável.

A tecnologia para desenvolver uma bicicleta dobrável  evoluiu de maneira tão poderosa que, atualmente, há uma série de modelos dobráveis que podem ser utilizados até mesmo no estilo de mountain bikes tradicionais.

Veja quais são as principais vantagens e desvantagens de se utilizar uma bicicleta dobrável:

Foto: Wikipedia/CCBY
Foto: Wikipedia/CCBY

Vantagens

Conveniência

Um bicicleta que pode ser dobrada e transformada em algo pequeno pode acompanhar você em qualquer lugar – no transporte público, no carro, ou até na mochila durante uma viagem. Isto dá a oportunidade para você estar sempre pronto para pedalar, sem precisar comprometer todo seu planejamento.

Além disso, bicicletas dobráveis funcionam muito bem para quem mora em apartamentos pequenos, onde o espaço é algo raro. Mesmo em uma casa com bastante espaço, pode colocar a bicicleta em um local discreto sem ocupar muito espaço é extremamente conveniente.

Integração de meios de transporte

Uma bicicleta dobrável permite que você combine a utilização da bicicleta com outras formas de transporte, como trens, metrôs e ônibus, permitindo que você faça jornadas mais rápidas, agilizando os trajetos que antes seriam feitos a pé por falta de opção.

Bicicleta dobrável
Foto: Pixabay/CCBY

Segurança

Uma das maiores preocupações dos ciclistas é a possibilidade de deixar a bicicleta em algum local preso pela corrente e, na volta, encontrar apenas a corrente arrebentada, sem o meio de transporte. Com uma bicicleta dobrável, esta preocupação deixa de existir, pois – na maioria dos casos – você pode carregar ela com você em qualquer lugar.

As bicicletas com capacidade de dobrarem de forma mais compacta podem ser colocadas na mochila, ou – até mesmo – sob a cadeira do trabalho, sem a necessidade de ficarem expostas na rua.

Meio Ambiente

É óbvio que uma bicicleta dobrável é mais conveniente que outras. Esta característica significa que você provavelmente utilizará ela em muito mais situações do que normalmente utilizaria uma bicicleta tradicional.

A consequência disso é que você produz menos emissões prejudiciais para o meio ambiente, e ainda ganha o bônus de gastar algumas calorias a mais.

Desvantagens

Dureza para pedalar

Por questão de facilitar a compactação e a facilidade de carregar a bicicleta, muitos modelos dobráveis possuem rodas significativamente menores do que bicicletas tradicionais. A consequência de uma roda menor é que o ciclista geralmente precisa se esforçar mais para pedalar e superar pequenos obstáculos do caminho, do que se estivesse pedalando uma bicicleta com rodas grandes. Em geral, este problema pode ser atenuado por uma pneu de qualidade, que compensa um pouco o raio reduzido.

Conforto e suspensão

Comparada com bicicletas com um quadro em diamante,  a bicicleta dobrável a oferecer uma viagem menos suave e delicada para o ciclista, em função da necessidade de adaptação para ser compacta.

Obviamente, este ponto muda muito  de modelo para modelo. Em geral, dobráveis um pouco mais caras oferecem um conforto maior do que modelos de entrada. A dica, neste caso, é testar a bicicleta antes de comprá-la, como você faria com qualquer outra.

Chamar a atenção

Este ponto pode não incomodar a todos, mas é praticamente inevitável. Uma pessoa adulta pedalando uma bicicleta dobrável com rodas pequenas geralmente chama a atenção das pessoas.

Obviamente, esta é uma questão cultural que tende a mudar bastante, à medida que as bicicletas dobráveis se popularizarem. Até lá, no entanto, é possível que este seja um incômodo para os mais tímidos e reservados.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos