Início » Todos os posts » Dicas » Benefícios de pedalar: conheça as vantagens de andar de bicicleta

Benefícios de pedalar: conheça as vantagens de andar de bicicleta

O andar de bicicleta possui grandes benefícios, sendo eles o fortalecimento do corpo, e também o fortalecimento da alma.

Esse é o resultado encontrado por um relatório que foi elaborado pela Universidade Alemã do Desporto, pois as pessoas que andam regularmente de bicicleta poupam visitas indesejados ao médico, como no caso contrário, quem não pratica possui problemas como dores nas costas, excesso de peso, cardiopatias.

Benefícios de pedalar

Infelizmente, esta população não praticante não pode desfrutas de muitos anos de boa saúde apenas pelo uso não regular da bicicleta.

Preparação para se pedalar

É importante saber que existe toda uma preparação para a prática de exercícios físicos, pois existe risco na prática de exercícios repentinamente. No caso relacionado ao pedalo, existem inúmeras recomendações a serem feitas.

É necessário fazer alongamentos prévios, principalmente, os músculos das pernas, panturrilhas, glúteos e zona lombar. A cada momento que se for fazer a prática da pedalada é importante que se deve aumentar a duração dos alongamentos, tanto em bicicleta estática, como também em bicicletas normais.

Veja também: 6 dicas de segurança para andar de bicicleta na rua

A preferência maior é pelas bicicletas normais, pelos passeios que podem ser aproveitados ao ar livre, contudo não se esqueça de um creme protetor, que auxilia no combate dos raios solares e também do vento, e não se esqueça dos equipamentos essenciais, o capacete e o colete refletor. Em casos de pedaladas noturnas é imprescindível as luzes na bicicleta para fazer uma boa sinalização.

Principais benefícios das pedaladas

Alguns importantes benefícios durante uma bela pelada são por exemplo, uma mente mais sã, os quais as pessoas que pedalam regularmente são mais resistentes a patologias de âmbito emocional, como casos comuns de depressão. Pedalar é um dos melhores antidepressivos para o estado emocional das pessoas.

Outros fatores que são beneficiados com a pedalada são um coração mais forte, o qual a pedalada reduz o colesterol ruim (LDL) e os riscos de enfarte em torno de 50%. A melhoras postural, pelo motivo que a pedala auxilia os músculos das vertebras dorsais, fazendo um trabalho de extensão e compreensão o que melhora as costas.

Outro ponto importante é o fortalecimento nos joelhos, pois acaba ocorrendo o fortalecimento dos músculos das coxas e glúteos, o que auxilia na proteção dos joelhos e suas cápsulas articulares. Devido a pedalada regular, o exercício também auxilia no afastamento de infecções, pois estimula o sistema urinário e aumenta o número de glóbulos brancos, os quais fazem a defesa do nosso organismo contra os vírus e de bactérias.

Um ponto positivo, mas correlacionado com a saúde do praticante, mas sim a sua vida econômica, pois a prática ajuda a poupar tempo e dinheiro, pois os deslocamentos urbanos, hodiernamente, de carro, demoram muito mais tempo para ser feito do que de bicicleta, devido ao grande fluxo de carros nas cidades, como também ajuda a poupar dinheiro pelo fato de não precisar abastecer semanalmente o seu veículo, muito menos fazer reparos que custam caro em um automóvel.

Alguns tipos de vantagens que são imediatas logo após a aquisição e o uso de uma bicicleta são que o custo de uma bicicleta é 30 vezes inferior que o de um carro médio, como também a bicicleta minimiza o orçamento familiar de um carro, este meio de transporte reduz os engarrafamentos e o tempo de deslocamento, promovendo um bom estado de saúde e, consequentemente, reduz a necessidade do uso de medicamentos.

Os resultados que consegue se pedalar durante:

Os resultados que se pode ter ao pedalar 10 minutos é a melhoria nas articulações, em 20 minutos ocorre o reforço do sistema urinário, em 30 minutos ocorre a melhoria do nível cardiovascular, nos 40 minutos de pedalada ocorre o aumento da capacidade respiratória, em 50 minutos ocorre a aceleração do metabolismo e por fim em 60 minutos de pedalada ocorre o controle de peso e ação anti-stress.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas