Início » Motos » Baú de Moto: Vantagens e dicas para escolher

Baú de Moto: Vantagens e dicas para escolher

Apesar de todas as praticidades, sem um baú de moto, há pouco espaço disponível para carregar itens sobre duas rodas. Em geral, uma motocicleta é mais conveniente, econômica e ágil do que outros meios. Sem um bom baú, no entanto, seu espaço para carga é bastante reduzido.

Por isso, para quem precisa levar mais do que uma mochila leve, escolher um baú de moto é essencial para não transformar as facilidades em uma dor de cabeça. A boa notícia é que há diversas opções, em várias faixas de preço. A escolha, no entanto, pode levar algum tempo, considerando a grande variedade do mercado.

Confira quais são as principais vantagens e as dicas essenciais para escolher um bom baú de moto:

Vantagens de utilizar um baú de moto

3883_3_20130204172118

Maior estabilidade entre os dispositivos de carga: uma das principais vantagens de um baú de moto é sua estabilidade. Diferentemente de bagageiros maleáveis, como sacos e mochilas, a distribuição de um baú costuma garantir maior equilíbrio para o piloto.

Resistência e espaço: o baú de moto é feito com material resistente e duro. Isso garante um exterior capaz de aguentar diversas situações complicadas. Ao mesmo tempo, a tecnologia destes dispositivos já garante que o exterior resistente não consuma muito do espaço interno.

Maior proteção para a carga: Como o baú de moto é instalado diretamente na motocicleta, ele nunca cairá acidentalmente do veículos. Até mesmo em um acidente leve, um baú não saltará para longe, aumentando o prejuízo. Isso garante bastante segurança para o piloto.

Descanso para os momentos de folga: seja naquele momento em que você precisa esperar sobre a moto, ou para dar mais conforto a quem estiver na garupa, o baú de moto possui a vantagem adicional de servir como um descanso para as costas.

Protegido do ar: em um baú de moto, seus pertences ficam absolutamente protegidos da entrada de vento, não importa a qual velocidade você ande. A vantagem também é válida para poeira, água e lama. Isso quer dizer que, não importa quão complicado seja o seu trajeto, você pode guardar até mesmo um lanche por ali, com a certeza de que estará bem protegido.

Segurança: um bom baú geralmente conta com um sistema de fechadura de qualidade. Isso garante que você possa deixar seus pertences no dispositivo, confiando na segurança do equipamento.

Como escolher o baú de moto certo?

Para não errar na escolha, algumas características são essenciais. Uma das vantagens na hora de comprar um baú de moto pode ser a grande variedade, mas essa mesma característica costuma dificultar a vida dos mais indecisos.

Tipo de uso

O tipo de uso feito com a moto é essencial para uma boa escolha. Se você faz longas viagens, um baú grande pode ser necessário. Se, por outro lado, você precisa apenas carregar alguns objetos com maior segurança, não há porque ocupar muito espaço da garupa, quando há diversas opções de baús menores.

Material

Bons materiais, como é de se esperar, custam mais caro. Isso não quer dizer que você sempre deva recorrer às opções mais salgadas. Se você pega a estrada em diferentes condições climáticas, investir nos materiais resistentes é uma ótima ideia.

Se, no entanto, você faz trajetos curtos, sem expor a moto a condições adversas, escolha um equipamento que gere melhor custo-benefício para seu tipo de uso.

Itens de segurança

Ao se falar em segurança para um baú de moto, diversas características precisam ser observadas. Há a segurança em relação aos itens guardados e ao próprio piloto.

Em primeiro lugar, é essencial que os pertences guardados no baú estejam protegido por um bom sistema de segurança. Isso é especialmente verdade se você costuma deixar a moto em locais públicos.

No que diz respeito à sua própria segurança, é importante observar se o baú fornece boa visibilidade, materiais reflexivos e pode ser enxergado mesmo durante a noite.

Veja também:

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas