Início » Todos os posts » Carros » Autódromos Brasileiros: Saiba tudo sobre as pistas

Autódromos Brasileiros: Saiba tudo sobre as pistas

Os autódromos brasileiros não estão entre os mais conhecidos do mundo, e a quantidade de pistas para corrida disponíveis no país é relativamente pequena. Para se ter uma noção da diferença da tradição em autódromos, o Brasil possui menos pistas do que a Inglaterra – vale dizer que boa parte dos estados brasileiros possuem mais área de terra do que a Inglaterra.

Mesmo assim, os raros autódromos brasileiros merecem atenção. Com recursos escassos, conseguem sobreviver e serem palco de corridas e eventos esportivos diversos, alimentando a paixão pelo automobilismo em todo o país.

Conheça os autódromos brasileiros, e suas principais características:

Autódromo Internacional Nelson Piquet

Brasília – DF

O Autódromo Internacional Nelson Piquet já foi um dos principais do país. O total da pista é de 5.475 metros, e já foi palco de eventos da Fórmula 1 na década de 70.

Hoje, seus principais eventos são o Stock Car, a Fórmula Truck e a Indy Car Series. A superfície da pista é em asfalto, e o percurso marca um total de 12 curvas.

Autódromo Internacional de Campo Grande

Campo Grande – MS

Cenário de eventos importantes, como o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a Stock Car e a Fórmula Truck, o Autódromo Internacional de Campo grande é conhecido pela sua boa estrutura e espaço para o público: 35.000 lugares para espectadores.

São 3.433 metros de pista asfaltadas e um total de 9 curvas. Outro destaque para a pista é a reta que acompanha quase todo o seu comprimento, com 960 metros.

Autódromo de Interlagos

São Paulo – SP

Sem dúvidas, o Autódromo Internacional de Interlagos é o mais relevante entre os autódromos brasileiros, principalmente frente ao cenário internacional de automobilismo. Se você ainda não ligou o nome ao evento, ele é a casa do GP Brasil de Fórmula 1.

Com um total de 15 curvas ao longo de seus 4.309 metros de percurso, o circuito de Interlagos foi, durante anos, o último GP das temporadas – perdendo espaço recentemente para o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A circuito apresenta o marco histórico de mais de três décadas sediando uma etapa da competição automobilística de maior projeção do planeta.

Autódromo Internacional Nelson Piquet

Rio de Janeiro – RJ

Para quem é fã de Fórmula 1 desde a década de 80, este nome também não deve ser muito estranho. Entre 1981 e 1989, esta pista a escolhida entre os autódromos brasileiros para o GP do Brasil do esporte.

Além disso, por quase uma década do autódromo foi lar da etapa brasileira do Mundial de Motovelocidade. Este circuito destaca-se por já ter possuído três traçados, sendo extremamente versátil.

Desde 2007, nos jogos Pan-Americanos do Rio, no entanto,  ela perdeu relevância, com uma série de derrotas judicias a favor da infraestrutura do evento – que acabou danificando dois dos três traçados disponíveis. Atualmente, a Fórmula 3 Sul Americana e a Stock Car são as principais competições que ainda utilizam a pista.

Autódromo Internacional de Tarumã

Viamão – RS

O autódromo localizado na região metropolitana de Porto Alegre, em Viamão, é o mais rápido entre os autódromos brasileiros. Com as médias mais altas, é também um dos traçados mais desafiadores do país, especialmente em função das variações de elevação. Apresenta uma das maiores taxas de acidentes em função do percurso entre os autódromos brasileiros.

São 3.016 metros de percurso, com um total de 11 curvas. A pista sediou eventos como a Fórmula Truck, a Stock Car e a corrida das 12 Horas, tradicional em Dezembro. Em função de suas condições e dificuldades de manutenção (é um dos poucos autódromos totalmente privados do país), muitas de suas corridas foram transferidas para o autódromo de Santa Cruz do Sul – mais novo e em ótimas condições.

Outros autódromos brasileiros:

  • Autódromo Geraldo Backer
  • Autódromo Internacional Ayrton Senna (Caruaru)
  • Autódromo Internacional Ayrton Senna (Goiânia)
  • Autódromo Internacional Ayrton Senna (Londrina)
  • Autódromo Internacional Orlando Moura
  • Autódromo Internacional de Cascavel
  • Circuito Ayrton Senna
  • Circuito da Gávea
  • Circuito do Anhembi
  • Autódromo Internacional de Curitiba
  • Autódromo Internacional de Guaporé
  • Kartódromo Ayrton Senna (Lauro de Freitas)
  • Mega Space
  • Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
  • Autódromo Velo Cittá
  • Velopark
  • Autódromo Internacional Virgílio Távora

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

  • Também existe o Circuito dos Cristais em Curvelo/MG com 4.420 metros de pista no traçado principal. Nele ocorrem o GP Gerais – Campeonato Mineiro de Motovelocidade que tem etapas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Motovelocidade e também vai sediar a partir da próxima sexta-feira (7) o Campeonato Mineiro de Automobilismo que também com etapas válidas pelo Campeonato Brasileiro.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos