Início » Carros » Audi RS3 Sportback: Conheça o superesportivo

Audi RS3 Sportback: Conheça o superesportivo

Quando a Audi resolveu presentear sua linha A3 com um modelo superesportivo com todas as ferramentas de performance da divisão da Quattro GmbH, o mundo viu surgir o projeto do Audi RS3 Sportback.

Em 2011, quando o RS3 Sportback foi lançado, ele surgiu – ao mesmo tempo – timido e extremamente procurado. Em função da incompatibilidade da data com o ciclo de vida do modelo do A3 na época, apenas 5.300 unidades foram vendidas no mundo. Vale dizer que “apenas” 5.300 unidades para um superesportivo que não recebeu muita atenção de marketing, não é um número vergonhoso.

Com o novo modelo lançado do A3, no entanto, o RS3 Sportback foi lançado para, desse vez, entrar de verdade no mercado. Sobre o chassis MQB da Audi (o mesmo utilizado pelo Golf e pelo Passat), o modelo ficou mais leve do que sua geração anterior.

A performance do RS3 Sportback

Quando a Audi decide colocar o conceito de esportividade no nome de um modelo, você sabe que o deve esperar – e ela não decepciona. Para mover o carro, a Quattro GmbH optou por um motor de 5 cilindros 2.5L turbo.

O sistema de câmbio é automático, com o sistema S tronic da Audi, em 7 velocidades. Segundo a montadora, houve uma atenção especial para encaixar as trocas da forma mais precisa possível para favorecer o desempenho.

Audi RS3 Sportback interior

Segundo a crítica especializada europeia, a escolha parece quase um exagero da Audi – a plataforma MQB provavelmente nunca nem havia sido sonhada para trabalhar com tanta potência. O resultado? 367 cavalos de potência,  com 46,5 Kgfm de torque.

Convertendo os números em velocidade e aceleração, são 4,3 segundos para sair da inércia e chegar aos 100 km/h. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Se você achar que não é o suficiente, pode solicitar que a montadora libere o seu modelo para atingir o máximo de 280 km/h – também eletronicamente limitado.

Quem gosta de aliar performance com requinte não ficará decepcionado. O dono pode escolher que os discos de freio feitos em carbono sejam substituídos por discos de freio fabricados com fibra de cerâmica (disponível apenas para o eixo dianteiro).

O design do RS3 Sportback

O design do RS3 Sportback é mais esportivo do que o A3 – sua carroceria é mais próxima ao chão. O design focado na performance, no entanto, pode não corresponder às expectativas de quem espera velocidade e agressividade.

A Audi não abriu mão de seu visual significativamente conservador no RS3 Sportback – em comparação com seus maiores concorrentes – o Mercedes-Benz CLA45 AMG e o BMW M235i – o RS3 parece ter o exterior menos agressivo e ousado.

Audi RS3 Sportback preto

A classe, por outro lado, tem suas compensações: as rodas com aro de 19 polegadas possuem uma beleza clássica, que dá um visual de extrema confiança para o carro. No interior, a classe e a esportividade finalmente se encontram sem timidez:

Couro Nappa em cinza contrasta com os pedais revestidos de aço inoxidável, que forma um visual fantástico com os diversos detalhes em alumínio espalhados pelo painel e pelos instrumentos do carro. A iluminação em vermelho completa o visual do painel.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas