Início » Carros » Audi Q8 Concept 2018 deve chegar à linha

Audi Q8 Concept 2018 deve chegar à linha

A Audi já revelou seu Q8 Concept 2018 nos primeiros dias do Salão do Automóvel de Detroit. O conceito revelado é bastante semelhante ao que já se especulava fortemente na mídia especializada: é parecido com um Q7 que sofreu um banho de sofisticação e cuidados especiais.

Janelas sem molduras, linha de teto em estilo cupê e grade de proporções maiores são exemplos das mudanças em relação ao modelo que já faz parte da linha Audi. O “Concept” em seu nome parece ser apenas uma formalidade, uma vez que é muito provável que o Q8 Concept 2018 seja logo convertido em um carro de linha.

Sua chegada poderia fazer frente ao segmento de utilitários de luxo, como o X6 da BMW e o GLE Coupe da Mercedes-Benz. O conceito apresentado em Detroit é um pouco menor do que o Q7 atual (cerca de cinco centímetros a menos. Ainda é difícil determinar se estas realmente serão suas proporções, ou se a escolha foi adotada apenas para o conceito.

Mercadologicamente, adotar as proporções do Q7 parece fazer mais sentido – tanto em custos de produção, quanto em apelo para o mercado – mas a montadora ainda não faz confirmações a respeito do assunto.

Visual pode indicar novo momento da Audi

Para quem acostumou-se ao estilo conservador e sempre certeiro da Audi, o Q8 Concept 2018 pode ser o surpresa. Sua grade é significativamente mais larga, e suas linhas são mais ousadas do que geralmente se espera de um modelo da marca. Em especial, sua dianteira e a relação entre grade, faróis e capô é surpreendente de forma positiva.

Segundo a montadora, trata-se da revitalização de elementos do esportivo Quattro da marca, em referências atualizadas para o design contemporâneo. Além do estilo, o modelo conta com o sistema de tração integral típico dos esportivos da marca.

Interior também apresenta novidades

Em seu interior, o Audi Q8 Concept 2018 também parece determinar as tendências para os próximos modelos da gama mais cara da montadora. O design interno é repensado, com novidades até mesmo na interface do sistema multimídia e dos comandos do veículo. Trata-se de uma versão atualizada do sistema que coloca um painel digital em completa substituição aos mostradores analógicos sob o volante.

Outra novidade é a disposição dos assentos. Nada de três fileiras – na verdade, nem mesmo cinco lugares estarão disponíveis. O Audi Q8 Concept 2018  contará com quatro assentos individuais, abrindo mão da posição central na segunda fileira. Ainda é difícil determinar se essa escolha chegará ao Q8 que circulará no mercado, mas não seria uma surpresa.

O modelo é claramente ligado a uma filosofia de requinte minimalista. Possivelmente, seu interior é o ápice da modernidade “clean” da Audi até os dias atuais, o que torna difícil presumir quais escolhas serão mantidas, e quais serão as concessões para que a SUV seja colocada em produção.

Híbrido e potente

O Audi Q8 Concept 2018 foi apresentado com uma motorização que possivelmente adianta o que haverá sob o capô da versão comercial do modelo. Trata-se de uma combinação de um motor 3.0 V6 com soluções elétricas, alimentadas por uma bateria a lítio.

Teoricamente, o V6 seria capaz de entregar quase 340 cavalos de potência, enquanto o motor elétrico poderia somar cerca de 135 cavalos adicionais ao conjunto, considerando a já conhecida integração da Audi com um sistema de transmissão automática de seis velocidades.

Isso garantiria uma performance poderosa aliada a um consumo muito justo para um veículo de suas proporções. Teoricamente, o motor elétrico sozinho seria capaz de andar por quase 100 quilômetros, enquanto a autonomia total do híbrido em pleno funcionamento seria capaz de atingir impressionantes 990 quilômetros com um único tanque somado a uma única carga. Trata-se de um número interessante, especialmente dado o tamanho do Q8 Concept 2018.

Audi Q8 Concept 2018 Audi Q8 Concept 2018 interior Audi Q8 Concept 2018 traseira

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas