Início » Carros » Aplicativos para Gestão de Frotas: 4 dicas para transportadoras

Aplicativos para Gestão de Frotas: 4 dicas para transportadoras

Os aplicativos para gestão de frotas são cada vez mais úteis e populares em transportadoras e empresas que precisam de frotas em sua rotina. Eles permitem um controle cada vez maior, com dados cada vez mais precisos, sendo realizado de maneira cada vez mais simples e prática.

No passado, a gestão de frotas em tempo real poderia parecer algo de ficção científica. Seu custo era enorme: era necessário instalar localizadores controlados por GPS. A obtenção da informação era lenta e a quantidade de dados nem sempre era satisfatória.

Atualmente, os aplicativos para gestão de frotas permitem analisar uma enorme quantidade de fatores. A gestão pode ser feita através de dados coletados diretamente de um dispositivo móvel. Os dados são obtidos em tempo real, e reúnem uma série de características – desde localização, a velocidade média.

Além disso, os aplicativos para gestão de frotas costumam reunir ferramentas gerenciais que controlam o gasto total e oferecem uma série de relatórios importantes para o gestor.

Conheça os principais aplicativos para gestão de frotas do mercado, e saiba quais as características de cada um:

Carrorama Fleet

O aplicativo para gestão de frotas do Carrorama é um dos mais interessantes do mercado. Seus planos são atrativos, e há uma série de características que o tornam especialmente recomendado.

O Carrorama Fleet trabalha em conjunto com um leitor OBD. Isso permite que, além de oferecer dados relacionados à posição do dispositivo, ele faz uma leitura completa no funcionamento interno do veículo. Desta forma, o aplicativo para gestão de frotas Carrorama Fleet realiza diagnósticos prévios, baseados nas leituras de cada uma dos veículos da frota. Isso reduz custos de maneira preventiva, além de evitar que algum veículo saia de circulação.

Trekken App

O App Trekken é outro conhecido entre os aplicativos para gestão de frotas. Diferentemente do Carrorama, ele foca mais na macro-análise da frota. Utilizando apenas os dispositivos onde o app está instalado, este sistema analisa características como a agressividade de cada motorista e oferece relatórios gerenciais sobre riscos e custos.

A ideia é permitir que o gestor evite motoristas que dirigem de maneira muito arriscada, além de incentivar os motoristas a conduzirem de maneira adequada.

Sofit

O Sofit não está exatamente entre os aplicativos para gestão de frotas puros, embora ofereça um app especificamente para isso. O app, na verdade, é parte de um serviço maior e mais completo de gestão de frotas que inclui, no sistema, a versão mobile do controle.

Sua forma de atuação depende do plano utilizado pela empresa, variando de acordo com o pacote contratado.

Aplicativo Rastron

Assim como o Sofit, o aplicativo Rastron faz parte de todo um pacote de serviços que essa tradicional empresa no ramo de gestão de frotas oferece. Trata-se de uma das opções mais profissionais do mercado, que realiza o controle desde os motoristas contratados, até a localização, manutenção e diagnóstico preventivo de problemas possíveis com a frota.

A aplicativo permite que seja realizado o controle de todo o processo de gerenciamento da frota, cadastrando oficinas e, até mesmo, mecânicos, caso trabalhem dentro da própria empresa. Para grandes frotas que precisem de um serviço especializados, o Rastron merece um destaque entre os aplicativos para gestão de frotas.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas