Início » Dicas » Android Auto: conheça as funcionalidades do aplicativo

Android Auto: conheça as funcionalidades do aplicativo

O Android Auto é um dos lançamentos mais esperados da gigantesca Google para o mercado brasileiro de aplicativos, especialmente na área automotiva.

O aplicativo não apenas está disponível na Google Play (loja de aplicativos Android) brasileira, como está totalmente em português e adaptado à opções de escrita e fala em português brasileiro – o que é essencial para quem quer utilizar o aplicativo normalmente sem precisar falar inglês.

Saiba tudo sobre o Android Auto e como você pode utilizar em seu carro:

O que é o Android Auto?

Foto: Site Oficial Android Auto/Reprodução
Foto: Site Oficial Android Auto/Reprodução

O Android Auto é um aplicativo de integração entre sistemas Android e centrais multimídia de carros de diversas montadoras, que permite que o usuário tenha uma versão otimizada e segura do sistema operacional quando estiver dirigir sem colocar-se em risco.

O aplicativo dá espaço a uma série de funcionalidades que estão em perfeita integração com o ato de dirigir e a utilização da tecnologia, através da usabilidade e do acesso simples. O sistema pode ser controlado por toque no painel do carro ou através dos comandos de voz que já são parte do funcionamento do Android.

Isso gera uma plataforma amigável para os aplicativos que o motorista já possui em seu carro, permitindo que dirija de forma segura, sem abrir mão do conforto e das facilidades proporcionadas pela tecnologia e conectividade.

Quais são as funcionalidades do aplicativo?

Uma das principais funcionalidades está na utilização totalmente integrada e otimizada do Google Maps (assim como a possibilidade de desenvolvimento de otimização por parte de outros softwares e GPS). O aplicativo transforma a central no sistema perfeito para um GPS automobilístico, recebendo comandos de voz e de toque especialmente pensados para o motorista.

Leia também: GPS: confira os melhores aplicativos para smartphones

Além disso, a integração permite que o sistema ofereça informações sobre o clima e o trajeto para o usuário, além de otimizar as funções básicas do celular, como chamadas, contatos e todo o sistema disponível através do Google Play (que envolve pesquisas online, alteração na agenda, leitura de emails e etc.).

Para quem não costuma utilizar os aplicativos nativos da Google, o Android Auto também promete ser muito benéfico: aplicativos como o WhatsApp, Skype e Spotify já estão entre os que possuem versão otimizada para a integração veicular, permitindo que você os utilize em segurança, mesmo enquanto está em movimento.

Quais veículos são compatíveis?

Foto: Site Oficial Android Auto/Reprodução
Foto: Site Oficial Android Auto/Reprodução

Em função da alta dinamicidade do mercado automobilístico, a tendência é que a lista de carros compatíveis com o Android Auto aumente rapidamente. A compatibilidade depende da capacidade de integração entre a central multimídia do veículo e o aplicativo.

Atualmente, alguns carros da Chevrolet, da Honda e uma longa lista de carros da Volkswagen já são compatíveis com o Android Auto. Já há anúncios oficias de montadores como a Ford, a Fiat, a Hyundai, a Suzuki e a Mitsubishi que garantem que seus próximos carros trarão a capacidade de transformar suas centrais em uma extensão do celular Android do usuário.

Requisitos para o sistema operacional

Além da capacidade de integração via USB da central multimídia do veículo, é necessário que o smartphone do usuário seja de uma versão equivalente ou superior ao Android 5.0 (Lollipop) para que o aplicativo funciona adequadamente.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste