Início » Bicicletas » Aluguel de bicicletas: dicas para acertar em cheio

Aluguel de bicicletas: dicas para acertar em cheio

O aluguel de bicicletas é uma opção prática e descomplicada para que qualquer um possa pedalar em qualquer destino. Descomplicada, ao menos, na teoria.

Seja em uma viagem ou por questões práticas em uma ocasião específica, o aluguel de bicicletas pode tornar-se muito mais simples e prazeroso se você seguir algumas dicas. Elas garantem que você não terá nenhum tipo de surpresa desagradável em sua experiência.

Saiba como acertar em cheio no aluguel de bicicletas, para aproveitar a oportunidade ao máximo:

Ligue com antecedência

Pode parecer óbvio para muitos, mas é uma dica que sempre deve ser relembrada. Lojas de aluguel de bicicletas possuem uma quantidade limitada de modelos à disposição. Isso é especialmente verdade se você busca por algum modelo específico, ou estará visitando a cidade em dias mais cheios. Ligue antes e – se possível – já faça uma reserva e retire dúvidas.

Pergunte o que o pacote inclui

Lembre-se de conferir o que o aluguel garante para você. Itens de segurança, mapas ou outros objetos do seu interesse. Isso evita que você precise, por exemplo, comprar um capacete para fazer uma única pedalada durante as férias.

Confira o clima com antecedência

Você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que planejam toda a sua viagem, por onde passarão de bicicleta, mas esquecem de checar como estará o clima durante o período. Muitas pessoas inclusive reservam o serviço de aluguel de bicicletas sem saber que será estação de chuvas em seu destino.

Aluguel de bicicletas

Não seja uma dessas pessoas. Saiba qual é a expectativa climática para os dias em que você pretende locar o equipamento. Se quiser arriscar a aventura mesmo em dias chuvosos ou muito frios, prepare-se adequadamente para isso.

Leve lanches e líquido o suficiente

Talvez você seja acostumado a sair de bicicleta, por sua cidade, com apenas uma garrafa de água. Se sente fome durante o trajeto, simplesmente dá uma passada rápida na padaria favorita que fica no caminho.

No entanto, se você estiver utilizando o aluguel de bicicletas fora de sua cidade, esteja mais prevenido. Você geralmente não conhece as praticidades que o destino oferece. Por isso, é importante garantir que seu passeio não será atrapalhado pela falta de glicose no sangue ou por sede.

Protetor solar é obrigatório

Se você já possui o hábito de pedalar com frequência, provavelmente sabe disso. No entanto, nunca é demais lembrar: a menos que você pretenda pedalar em um ginásio, utilize protetor. O aluguel de bicicletas é apenas o primeiro passo para uma pedalada agradável. O protetor garante que o resto de sua aventura não seja dolorosa a cada troca de roupas.

Se você precisar transportar a bicicleta, considere locar um carro com suporte

Se você quer fazer uma trilha, por exemplo, o aluguel de bicicletas pode ser acompanhado de um aluguel de carro. Isso depende, obviamente, da distância entre a loja de aluguel e o local onde você quer pedalar.

Sempre que você precisar fazer este transporte, dê preferência para um carro que ofereça praticidade. Algumas vezes, a diferença de preço realmente compensa um transporte mais simples. Imagine tentar acomodar a bicicleta de forma segura no banco traseiro de um subcompacto. Isso é especialmente verdade se você não estiver sozinho.

Dependendo de suas habilidades de negociação, é possível que você consiga um rack para bicicletas como brinde. Neste caso, você ganha muitos pontos em praticidade.

Pedale com tempo

Dependendo do motivo para o qual você vai recorrer ao aluguel de bicicletas, esta dica pode ser difícil. Para quem puder segui-la, no entanto, ela faz toda a diferença. Dê preferência por alugar o equipamento de uma loja que não exija que você devolva até às 18 horas do mesmo dia, nem tenha regras que façam com que você apresse sua jornada.

Com água e comida o suficiente em mãos, você aproveita melhor sua experiência se não estiver preocupado com o tempo.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas