Início » Carros » Alarme e bloqueador de carros via celular: Como funciona?

Alarme e bloqueador de carros via celular: Como funciona?

Um alarme e bloqueador de carros via celular funciona como um localizador e monitor dos movimentos e atividade do carro, que envia informações diretamente para o celular do proprietário e, na maioria dos casos, é capaz de bloquear o funcionamento do veículo de forma remota.

alarme-e-bloqueador-de-carros-via-celular

Embora gere algumas polêmicas em relação à segurança, o equipamento costuma impedir diversos roubos realizados com o carro em funcionamento.

Confira as principais características de alarmes e bloqueadores de carros via celular, e quais são as informações que você precisa ter para conhecer bem o equipamento, antes de adquirir ou condenar seu uso:

Como funciona?

Um alarme e bloqueador de carros via celular tem seu funcionamento variado de acordo com o modelo. De forma geral, o dispositivo capta quando o carro é ligado e informa o dono – seja através de aplicativos, sms ou ligação – do que está ocorrendo com o veículo, caso ele não deva estar em funcionamento no momento.

Alguns dispositivos funcionam “sob demanda”, o que quer dizer que informam a posição e a atividade do carro apenas quando o proprietário solicita. Os dispositivos como bloqueadores, ou corta-correntes, podem receber o comando, bloqueando o funcionamento do veículo enquanto ela funciona, ou impedi-lo de ligar novamente depois que for desligado.

Quais as modalidades de serviço?

Existem dois grandes modelos de negócio para alarme e bloqueador de carros via celular: pagamentos mensais pelo serviço, ou compra do equipamento e solicitação dos comandos sob demanda.

No caso do pagamento mensal, utiliza-se o típico modelo de locação. No caso do serviço sob demanda, o proprietário paga pelo equipamento e não tem mais custos – ou, em algum casos, possui custos apenas para o envio e recebimento de SMS com o equipamento, que é cobrado diretamente da conta de celular ou do saldo, no caso de pré-pago.

O equipamento é seguro?

O sistema de alarme e bloqueador de carros costuma ser mais seguro do que um típico corta-corrente de veículos, pois ele só corta o funcionamento do carro (que é a atividade mais arriscada de um corta-corrente) quando o proprietário precisar bloquear seu carro.

Então, a menos que o carro seja roubado com frequência extrema, o usuário do serviço utilizará apenas a informação da localização do carro. É importante que o usuário, além disso, faça um cálculo sobre qual modalidade é mais vantajosa para ele: se preferir conferir constantemente qual a posição de seu veículo, o serviço sob demanda pode não ser o mais em conta, por exemplo.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas