Início » Carros » 5 Dicas para economizar com a manutenção do carro

5 Dicas para economizar com a manutenção do carro

Adquirir um carro não é um investimento barato, e os custos somam-se à compra cada vez mais: combustível, revisões, seguros e impostos são apenas algumas das contas que proprietários precisam pagar com um novo veículo.

Embora seja impossível livrar-se de todas elas, existem algumas dicas para economizar com a manutenção do carro e diminuir o tamanho do custo de ter um veículo na garagem. A maioria destas dicas podem ser seguidas de forma simples, com algumas mudanças básicas na rotina e na forma de manter o seu veículo.

Confiras nossas 5 dicas para economizar com a manutenção do carro:

Pense a longo prazo

Quando você pensa em economizar com a manutenção do carro, é comum que pense apenas na conta final, mas este não é o pensamento mais inteligente.

Para carros novos, por exemplo, a revisão costuma ser mais cara nas oficinas das concessionárias, mas pode resultar na garantia prolongada do veículo, o que pode oferecer uma ótima vantagem a longo prazo. Em alguns casos, a garantia prometida não é tão eficiente quanto se espera, e o gasto extra em concessionárias pode não vale a pena.

Além disso, quando o assunto é a manutenção do carro, a melhor opção costuma ser reparar pequenos danos e falhas logo no início, sem deixar que eles evoluam ou ocorram durante muito tempo. Isso evita que um pequeno dano gere desgastes maiores no carro e em outras peças..

Cuidado com o caminho

Uma das maiores causas de reparos não previstos em carros é fruto de buracos e irregularidades nas pistas, especialmente em rodovias. Cair em um buraco em alta velocidade pode gerar custos que vão desde o reparo de um pneu furado ou roda torta, até o conserto de danos graves no eixo ou no sistema de direção.

Embora os buracos e condições ruins das estradas não sejam culpa dos motoristas, eles podem fazer um esforço extra de não serem prejudicados por essas adversidades, com o objetivo de economizar com a manutenção do carro.

Cuidados estéticos fazem mais do que um carro bonito

Manter o carro limpo e encerado dá mais vantagens do que um veículo belo e brilhoso: a pintura é a proteção da lataria do carro, e evita que seu material comece a enferrujar e enfraquecer. Ao limpar e encerar o carro, você adiciona uma camada de proteção importante para aumentar sua durabilidade.

Balanceamento e geometria em dia

Manter o balanceamento e a geometria do carro em boas condições permite que você economize no gasto com pneus e na manutenção com rodas, eixos e suspensão do veículo. Uma boa dica é realizar balanceamento e geometria em todas as revisões que você fizer no veículo, e cada vez que passar por impactos significativos com buracos na estrada.

Controle as médias de autonomia

A melhor forma de economizar com a manutenção do carro é previnir os problemas e, quando necessário, identificá-los cedo para não ter custos ainda mais altos de manuntenção. Uma boa forma de identificar quando há algo de errado no carro, é manter um controle das médias de consumo do carro.

Quando seu veículo fizer uma média diferente do comum em condições de uso semelhantes às anteriores, pode ser um forte indicativo de que há algo de errado com a mecânica de seu carro, e uma visita à oficina pode poupar custos altos no futuro.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas