Início » Todos os posts » Carros » Dia Mundial Sem Carro acontece em 22 de setembro

Dia Mundial Sem Carro acontece em 22 de setembro

O Dia Mundial Sem Carro ocorre, ao redor de todo o mundo, no dia 22 de setembro. Esta foi a data escolhida para que as pessoas utilizem suas bicicletas, skates ou até mesmo andem a pé para suas atividades diárias.

A ideia é conscientizar a população de que há uma forma de vida cotidiana que não depende de veículos motorizados e que a utilização destes meios alternativos de transporte são benéficos para a saúde e para o planeta.

O Dia Mundial Sem Carro costuma reunir um misto de pessoas que simplesmente não utilizam veículos motorizados a grupos de pessoas que realizam manifestações ativas para demonstrar qual é a importância do dia.

pessoas-de-bicicleta

Surgimento do Dia Mundial sem Carro

Quem pensa que os movimentos a favor da redução do transporte automotivo nas cidades é algo recente, engana-se. Os primeiros registros de movimentos que alertassem os riscos do uso excessivo dos automóveis data de 1973, quando houve um grave crise de disponibilidade e preço do petróleo mundial.

O movimento teve força especialmente nos EUA e manifestava-se esporadicamente, em momentos mais críticos da relação entre as pessoas e os automóveis. Apenas em outubro de 1994, a Conferência de Cidades Acessíveis, realizada em Toledo, Espanha, deu atenção oficial ao assunto, culminando nas primeiras organizações globais de um Dia Mundial Sem Carro.

A primeira edição teve participação oficial da Islândia, do Reino Unido e da França, e rapidamente espalhou-se ao redor do mundo, ganhando espaço em comissões oficiais – como a Comissão Europeia de Mobilidade.

Em Bogotá, por exemplo, a população votou, através de um referendo público, que o Dia Mundial Sem Carro deveria ser implementado oficialmente na cidade, havendo uma série de políticas para facilitar a locomoção conjunta neste dia. É a cidade que abriga a maior manifestação pública de endosse a esta data.

Para quê serve não utilizar o carro por um dia?

À primeira vista, evitar a utilização do carro por um dia é um ato pouco eficaz em relação ao problema da mobilidade urbana. Podemos pensar apressadamente que esta solução logo se perde, assim que todos voltam para seus carros no dia seguinte.

Leia também: Bicicleta como transporte alternativo: Seis vantagens

Na verdade, abrir mão de utilizar o carro por um dia significa demonstrar publicamente que a cidade pede mudanças, pressionando as autoridades e passando um poderoso recado. Ao longo dos anos, as cidades e estradas desenvolveram-se a favor dos carros, ao invés de desenvolver-se a favor das pessoas, e parte disso surgiu com a necessidade de produzir carros e gerar um mercado para eles.

O Dia Mundial Sem Carro demonstra que as pessoas exigem que este formato de cidade e foco sejam mudados. Ao invés de pensar em uma solução para o carro, deve-se pensar em uma solução para o transporte coletivo. Ao invés de pensarmos em como atravessar a cidade em menos de quatro horas, devemos pensar sobre cidades que permitam que todas as comunidades reúnem moradia, trabalho, lazer e educação em si mesmas, sem a necessidade diária de longos deslocamentos.

É para isso que serve um único dia sem carros ao redor do mundo: fazer pensar e deixar claro um pensamento. Exigir soluções definitivas ao invés da adição de mais uma faixa na via, enquanto cada vez mais carros trafegam por ela.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos